Por David Antunes
Invest.Rio em coadiuvacão com a Cidecom recebe delegação chinesa para estreitar laços comerciais nas áreas de tecnologia e commodites.
Invest.Rio realizou a reunião mediada pelo presidente da Cidecom – Câmara de Integração, Desenvolvimento e Comércio Brasil&China, Mário Estrela.
O presidente da Agência de Promoção e atração de investimentos da Prefeitura do Rio (Invest.Rio), Alexandre Vermeulen juntamente com a Gerente de Eventos e Hospitalidade (INVEST.RIO) Renata Paes Leme. Recebeu nesta quinta-feira 30/03/2023 uma comitiva da Província de Qinghai, da China, para tratar de parcerias comerciais com a gestão da capital fluminense.
“Nós temos várias oportunidades de infraestrutura e tecnologia na cidade do Rio e também muito interesse em fazer convênios com plano de trabalho, atuar em cima de novas oportunidades”,
disse o presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen.
Realizado no auditório na sede da Invest.Rio, na região do Porto Maravilha, e mediado pelo presidente da Câmara de Integração, Desenvolvimento e Comércio Brasil e China (Cidecom), Mário Estrela o encontro permeou a temática do desenvolvimento tecnológico da capital fluminense e os pontos fortes de produção comercial da província.
“A Conferência com essa delegação de composta com 04 membros da província de Qinghai e 12 membros da cidade Xining, é com objetivo de fortalecer as políticas públicas e privadas do Rio de Janeiro.
O nosso principal foco é na área de tecnologia e principalmente na de commodities. Foram feitas várias apresentações e nós daremos seguimento nesse processo. Inclusive, nos próximos 15 dias irá uma delegação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro a China para dar continuidade a formalização dessa reunião”, afirmou Mário Estrela.
O presidente da Cidecom em seu pronunciamento regraciou o prefeito da Cidade do Rio de Janeiro. Eduardo Paes, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro, Chico Bulhões e também em especial Alexandre Vermeulen – Presidente (INVEST.RIO). Pela excelência na receptividade com a delegação de governo da Província de Qinghai da República popular da China.
A delegação chinesa é a primeira que saiu da Província de Qinghai, no país asiático, após a pandemia e a primeira visitara cidademaravilhosa. Juntos aos representantes governamentais, também vieram oito empresários do mercado de produção de proteína animal em busca de uma parceria comercial.
O Diretor Geral Adjunto do Departamento de Comércio de Qinghai, Mr. Yang Xiaomin, fez uma apresentação sobre as principais potências comerciais de sua localidade. Ele afirmou que a indústria química é o ponto forte da economia da sua província, ressaltou que é interesse da província se tornar cidade irmã do Município do Rio de Janeiro.
“Situada no noroeste, a província é onde tiveram origem três principais rios da China e fornece, em média, 60 bilhões de litros de água curso desses rios. Na região, temos um lago de água salgada que fornece sal como matéria prima para nossa indústria Quimica. Nossa próxima meta é construir um polo a nível mundial nesse ramo”, disse Mr. Yang Xiaomin.
Ainda de acordo com o chefe da delegação, o segundo ponto forte da província é a energia limpa, baseada também nos recursos hídricos.
A comitiva também foi composta pela delegação da cidade de Xining que é a capital da Província de Qinghai, chefiada pelo Sr. Lu Guangchen, Presidente da Xining Huabao Meat Food Company e mais 11 membros da referida delegação.
Também estiveram presentes no evento representantes do presidente da ACIERJ Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro, Igor Baldez, Prof. Ronnie Lins Vice-presidente de Relações Institucionais da Cidecom e os membros do conselho jurídico da Cidecom, Dr. Alexandre Braga e Dr. Wallace Sampaio.
Com assistência da vice-presidente adm. Janailda Avelino juntamente com a assessora da presidência Eliane Marques.