Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

ISF U15 Gymnasiade: o retorno para o Rio de Janeiro

 

Maior evento de desporto escolar retorna a Cidade Maravilhosa após dez anos.

Após dez anos, o Rio de Janeiro volta a sediar a Gymnasiade, o Campeonato Mundial do Desporto Escolar, na categoria sub 15 (ISF U15 Gymnasiade 2023, o nome original). A competição reúne delegações vindas de 40 países, com modalidades como arquerismo, atletismo, esgrima, badminton, karatê e até xadrez, dentre outras. 

A apresentação do evento para a imprensa e a chegada das primeiras delegações foi na sexta-feira (18), enquanto a chegada e credenciamento oficial  de todas as delegações são no sábado (19) e abertura oficial do evento será no domingo (20), no Centro Olímpico de Tênis, localizado na Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401.

O Gymnasiede é uma verdadeira “incubadora” de atletas. Mesmo tão jovens, competir em um evento como esse é um grande passo para os eventos maiores, como a própria Olimpíada. Rebecca Andrade, medalhista de ouro e prata na Olimpíada de Tóquio 2021, ganhou uma medalha de ouro na Gymnasiede de 2013.

Na apresentação, estavam o Presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, o Secretário Estadual de Esportes Rafael Picciani, o presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar – ISF – o francês Laurent Petrynka, além de representantes da Vale do Rio Doce e da Kinder Joy Moving, patrocinadores do evento.

O Brasil tem a maior delegação de todas as edições do Gymnasieade: 404 membros, sendo 323 estudantes atletas: 162 garotos e 161 garotas, uma das delegações mais igualitárias dentre as outras. Os atletas vêm de 26 estados brasileiros, além de 66 técnicos que complementam a delegação brasileira. 

Um diferencial do evento será o Gymnasiade Cultural, que acontecerá no dia 23, um dia em que todas as delegações terão um dia de turista pelo Rio de Janeiro, fechando o dia com ‘Noite das Nações’, em que haverá apresentações culturais de cada país participante. Esse dia tem a proposta de interação e intercâmbio entre os atletas, para aliviar um pouco o espírito competitivo e incentivar a fraternidade entre as nações.

As competições aconteceram nos dias 21 e 22, segunda e terça, terá a pausa para o Gymnasiade Cultural e prosseguirá de 24 a 26 de agosto. As modalidades são: Atletismo; Badminton; Basquete 3×3; Boxe; Caratê; Dança Esportiva; Esgrima; Ginastica Artística; Ginástica Rítmica; Judô; Orientação; Natação Paralímpica; Natação; Tênis de Mesa; Taekwondo; Tiro com Arco; Wrestling; Xadrez.  

As partidas serão distribuídas no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, Arena da Juventude, em Deodoro, Universidade da Força Aérea (Unifa), e Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), ESEFEx e FLONA, aproveitando o Legado Olímpico.

Todas as competições serão abertas ao público e gratuitas, sujeitas a locação.

 

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20