Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Jesus: o nosso melhor amigo

Foto Divulgação

Já estamos praticamente em 2022 e muitos planos chegam com o novo ano. No entanto, às vezes não sabemos como realizá-los, como fazer para alcançar nossos objetivos e com quem compartilhar o que sonhamos. A Bíblia diz que “há amigos mais chegados que irmãos” (Provérbios 18:24). Além de contarmos com nossos líderes espirituais, podemos e devemos confiar em pessoas mais próximas. Mas o maior amigo, o amigo de todas as horas, é Jesus Cristo. Aquele que está presente antes mesmo chamarmos por ele: “Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20).

Podemos confiar plenamente em Jesus Cristo, especialmente se vivermos de acordo com a vontade do Pai. Em João 15.14 está escrito: “vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”. Não podemos viver sozinhos. Precisamos, sim, de amizades e pessoas que nos compreendam e compartilhem dos nossos momentos. Mas não podemos esquecer que o nosso maior amigo é Deus. Deus é real. Podemos conversar com Ele e considerá-lo de total confiança. Na maior prova de amor possível, Deus se fez homem para viver entre nós. Diz a Palavra de Deus que Ele amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para que todo o que Nele crê não pereça, mas viva a vida eterna (João 3.16 ).

Deus fez planos de manter um relacionamento de amizade, carinho e amor com seus filhos. Por causa da desobediência e do pecado, o ser humano passou a ser mais amigo do prazer do que de Deus, conforme está em 2Timóteo 3:1-5. A soberba, a presunção, a calúnia, a desobediência, o orgulho, a traição e outros pecados afastaram o homem de Deus. Com Jesus Cristo, no entanto, temos a oportunidade de reconciliação com o Pai. Quando cremos e permitimos que o maior e mais fiel de todos os amigos caminhe conosco a vida se torna muito melhor e nossos planos alcançáveis.

Percebemos uma relação clara de amizade também entre Abraão e Deus. O Senhor contava tudo o que fazia para ele, segundo o Livro de Gêneses, capítulo 18. Existia uma aliança forte com Deus porque ele era próximo do Senhor, orava constantemente pela sua família. A Bíblia relata que ele conversava com Deus. A confiança de Abraão em Deus era plena a ponto de entregar o seu filho em sacrifício. Até que ponto você está disposto a entregar sua vida a Jesus? Você está disposto a entregar seus negócios e projetos nas mãos Dele? O salmista Davi nos orienta: entrega o teu caminho ao Senhor, confie Nele e o mais Ele fará (Salmos 37:5).

Gostaria de finalizar, lembrando aqui a passagem de Eclesiástico 6:14-17, que diz que “um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo. Quem teme ao Senhor, terá uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante.” O Senhor é o amigo que podemos contar em todas as horas, nos bons e maus momentos. Confie e entregue o seu caminho ao Senhor, ao seu melhor amigo! Feliz Ano Novo.

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20