Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

João Barreto, fundador da Orla Rio, é eleito empresário do ano 

Foto: Divulgação

O empresário recebeu o Prêmio Mauá em decisão unânime pelo Comitê de Elegibilidade da Associação Comercial do Rio de Janeiro

Você já ouviu falar do João Barreto? Ele foi o pioneiro na transformação da orla do Rio de Janeiro em um espaço democrático para lazer e convívio. Sua visão empreendedora e habilidade para mobilizar recursos o tornaram uma figura central na história da orla carioca. Além de seus empreendimentos comerciais, João sempre foi próximo da comunidade, sendo um líder respeitado e admirado.

O fundador da Orla Rio, concessionária que hoje administra mais de 309 quiosques na orla da cidade, foi eleito como “ O empresário do ano” pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), João Barreto foi homenageado na tarde da última segunda-feira (1) na sede da Associação. 

O empresário foi eleito por unanimidade pelo Comitê de Elegibilidade por sua atuação como empreendedor visionário, estratégico, inovador e pioneiro em sua área.

O evento reuniu importantes nomes do turismo carioca e demais apoiadores do setor, como Marcelo Freixo, presidente da Embratur; Carlo Caiado, presidente da Câmara de Vereadores do Rio; além do subsecretário de Turismo do Rio, Nilo Felix. Eduardo Cavaliere, secretário da Casa Civil, também esteve presente representando o prefeito Eduardo Paes. 

Marcelo Freixo abriu as homenagens destacando o trabalho realizado por João Barreto para a promoção do turismo carioca. O presidente da Embratur aproveitou para reforçar a importância da orla do Rio na atração de turistas, além do empenho da concessionária em desenvolver iniciativas sustentáveis em prol de um turismo mais sustentável na região.

Sobre João Barreto:

João Barreto nasceu em 1945 em Peixe Gordo, uma pequena cidade costeira no interior do Ceará, perto da fronteira com o Rio Grande do Norte. Ele foi o mais novo de cinco irmãos e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1959, onde começou sua carreira como office boy em um escritório que representava brinquedos.

Com um espírito empreendedor desde jovem, aos 17 anos João Barreto comprou uma máquina de churrasquinho grego e começou seu próprio negócio. Foi nessa época que conheceu sua esposa Jandyra e, nos anos 60, eles expandiram suas atividades.

Em 1969, eles formalizaram a empresa Jonn’s Gêneros Alimentícios, que cresceu rapidamente e chegou a operar 315 quiosques ao longo da orla carioca. Em 2000, João Barreto obteve a concessão para operar os quiosques na orla do Rio de Janeiro, consolidando sua posição como um dos principais prestadores de serviços nas praias.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - 04 OUT 24