Jornal DR1

Jornada ESG: Carreira ESG bombou em 2023

Como já havia previsto e dito aqui nesta coluna, as consultorias especializadas em recrutamento de executivos comprovaram de forma insofismável uma grande busca por profissionais especialistas em I.A. (Inteligência Artificial), ESG (sigla em inglês para melhores práticas ambientais, sociais e de governança) e financeiro/tributário. De acordo com a Revista INFOMONEY o movimento acontece após a estabilização no segundo semestre, num ano no qual várias mudanças deixaram o cenário mais desafiador para executivos e conselheiros. Entre eles, o aperto monetário global, que tirou investimentos de empresas promissoras de tecnologia, intensificação dos conflitos geopolíticos, eventos climáticos extremos e um escândalo contábil bilionário no País, que resultou numa crise de crédito especialmente dura para o varejo. Mesmo assim, 63% de cerca de 80% dos projetos feitos pela consultoria de contratação executiva MAIO em 2023 foram provenientes de teses de crescimento das empresas.

“Notamos no segundo semestre aumento na busca de CEOs com maior orientação à estratégia de novos negócios e crescimento”, afirma Marcelo de Lucca, sócio fundador da Maio. “Também houve maior busca por diretores comerciais e de unidades de negócio, o que evidencia maior apetite para crescimento futuro.”

A empresa de consultoria KORN FERRY constatou – em pesquisa sobre governança e remuneração de conselhos – uma tendência de crescimento na busca por membros independentes, com maior equidade de gênero e modelos de pagamento mais variados. Ao comparar apenas as 84 empresas que responderam tanto à pesquisa de 2021 quanto a de 2022, todas aumentaram os honorários fixos de seus conselheiros. O maior incremento ficou por conta dos independentes. 

“Uma revolução invisível vem acontecendo em relação à contratação de conselheiros”, diz de Lucca, da Maio. “Além das pouco mais de 400 empresas listadas na bolsa brasileira, que são obrigadas a manter seus conselhos de administração por aspectos regulatórios, muitas empresas privadas e sem capital aberto têm visto em sua constituição uma forma de facilitar o acesso a novas fontes de financiamento”.

Cargo de gerente

O PAGEGROUP vê a procura por gerentes crescer no próximo ano. “A disputa por esse tipo de profissional pode provocar uma intensa batalha por talentos e uma eventual inflação salarial”, analisa Lucas Oggiam, diretor executivo do PAGEGROUP. Entre eles, estão gerentes tributário, de planejamento e análise financeira, profissionais especializados em energias renováveis e ESG. Pesquisa da PAGE EXECUTIVE indica que, embora 61% dos conselhos monitorem questões de ESG, apenas 36% têm pelo menos um membro especialista em sustentabilidade.

Fonte: Estadão Conteúdo

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded