Nosso mundo está doente. isso já sabemos há algum tempo e o remédio para essa doença chama-se “mudança de atitude”. Para tanto, hábitos, conceitos, interesses próprios e principalmente o senso de coletividade e pertencimento precisam prevalecer. Uma das tentativas em andamento no momento é a COP 28. A propósito, COP é a sigla de “Conference of the Parties” (Conferência das Partes), ou seja, um comitê criado após a assinatura de um tratado internacional, encarregado de tomar decisões sobre como esse tratado será implementado.
Há inúmeros tipos de COP, como por exemplo: armas químicas, tráfico de crianças e combate à desertificação. Mas o termo COP passou a ser associado às reuniões de um comitê específico: aquele criado após a assinatura da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).
A era dos combustíveis fósseis
Ao final da COP28 um dos acordos mais celebrados foi o que sinalizava o começo do fim da era dos combustíveis fósseis. Vejo como uma preparação para o porvir: transição rápida, justa e equitativa, sustentada por cortes profundos nas emissões. Isso não quer dizer que será imediato. “Embora não tenhamos virado a página da era dos combustíveis fósseis em Dubai, esse resultado é o começo do fim”, disse o Secretário Executivo de Mudanças Climáticas da ONU, Simon Stiell. Na COP29, os governos deverão estabelecer uma nova meta de financiamento climático, refletindo a escala e a urgência. Estima-se que na COP30, estejam preparados para novas contribuições determinadas nacionalmente e que sejam econômicas, abranjam todos os gases de efeito estufa e estejam totalmente alinhadas com o limite de temperatura de 1,5°C.
“Precisamos dar continuidade ao trabalho de colocar o Acordo de Paris em pleno funcionamento. No início de 2025, os países devem entregar novas contribuições determinadas nacionalmente”, disse Stiell.
O Secretário Executivo de Mudanças Climáticas da ONU, Simon Stiell declarou: “Minha mensagem final é para as pessoas comuns em todos os lugares que estão levantando suas vozes para a mudança”, acrescentou Stiell. “Cada um de vocês está fazendo uma diferença real. Nos próximos anos cruciais, suas vozes e sua determinação serão mais importantes do que nunca. Peço a vocês que nunca desistam. Ainda estamos nessa corrida. Estaremos com vocês a cada passo do caminho.”
“O mundo precisava encontrar um novo caminho. Seguindo nossa Estrela do Norte, encontramos esse caminho”, disse o presidente da COP28, Dr. Sultan Al Jaber, durante seu discurso de encerramento. “Trabalhamos muito para garantir um futuro melhor para nosso povo e nosso planeta. Devemos nos orgulhar de nossa conquista histórica.”
Toda grande caminhada começa com um pequeno passo.
Fiquem bem, fiquem em paz.