Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Jornada ESG: Relatórios de emissões usando as normas GRI e ISSB

netzero

A Fundação IFRS – Normas Internacionais de Relatório Financeiro (Em inglês International Financial Reporting Standards Foundation) e a GRI – Iniciativa de Reporte Global (Em inglês – Global Reporting Initiative), ambas já apresentadas aqui nessa coluna, publicaram na semana passada um resumo das considerações de suas interoperabilidades para inventário e análise das emissões de GEE quanto a aplicabilidade das normas GRI e ISSB. Ou seja, como estão alinhadas e trabalhando em conjunto. Este novo recurso de análise e mapeamento dos gases do efeito estufa ou GEE – Gases do Efeito Estufa (em inglês GHG – Green House Gas), está descrito na publicação intitulada – “Interoperability considerations for GHG emissions when appllying GRI Standards and ISSB Standards”. Nesta norma, estão descritas as áreas de interoperabilidade que uma organização deve considerar ao inventariar e divulgar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de Escopo 1, Escopo 2 e Escopo 3, de acordo com a norma GRI “GRI nº305: Emissões” e a norma IFRS “IFRS – S2: Divulgações relacionadas ao clima”.

Requisitos GRI e ISSB

Os requisitos do GRI nº305 e do IFRS S2 demonstram estar tremendamente alinhados tecnicamente e conceitualmente pois ambos se baseiam no Protocolo GHG. Esse alinhamento significa que as organizações que já divulgam as emissões de GEE dos Escopos 1, 2 e 3 usando os Padrões GRI estarão bem posicionadas para relatar informações sobre as emissões de GEE de acordo com o IFRS S2. Além disso, outras divulgações de emissões de GEE podem ser alinhadas, dependendo das escolhas que a organização fizer ao aplicar o GRI nº305 e o IFRS S2. O recurso é o resultado da colaboração contínua entre a IFRS Foundation e a GRI e tem como objetivo apoiar relatórios mais eficientes para organizações que utilizam tanto as normas ISSB quanto as normas GRI. Em novembro de 2023, a GRI anunciou o lançamento do “Sustainability Innovation Lab” – SIL, sediado em Cingapura, em coordenação com a IFRS Foundation. O SIL está reunindo parceiros globais e locais para aprimorar as capacidades de elaboração de relatórios usando as normas GRI e as normas ISSB.

Mudança

Desde março de 2022, a GRI e a Fundação IFRS têm trabalhado juntas sob um acordo de colaboração que buscou alcançar a coordenação em seus programas de trabalho relacionados à sustentabilidade e atividades de definição de padrões.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded