Jornal DR1

Júlio Andrade destaca-se como referência no cinema e na TV brasileira

Divulgação

Com atuações marcantes e prêmios internacionais, o ator e diretor gaúcho consolida sua carreira com talento, sensibilidade e dedicação à arte

Júlio Andrade (Porto Alegre, 8 de outubro de 1976) é um ator e diretor brasileiro. Ele já recebeu inúmeros prêmios, incluindo um Grande Otelo, três Prêmios APCA, um Prêmio Guarani e um Kikito do Festival de Gramado, além de ter recebido uma indicação ao Prêmio Qualidade Brasil, uma indicação ao Prêmio Platino e três indicações ao prêmio Emmy Internacional de melhor ator, duas por sua atuação na série 1 Contra Todos e uma por seu papel como Betinho em Betinho – No Fio da Navalha.

Começou atuando para a televisão na minissérie Luna Caliente. Em seguida, em Porto Alegre participando de várias minisséries da RBS TV e da Companhia de teatro de Porto Alegre, “Depósito de Teatro”, atuando em peças como Macbeth com direção de Patrícia Fagundes; Bailei na Curva, de Júlio Contee; O Pagador De Promessas, de Dias Gomes ; Auto da Compadecida com direção de Roberto Oliveira; e Menino Maluquinho com direção de Adriane Motolla

De 2016 até 2020, protagonizou as quatro temporadas da série 1 Contra Todos, da Fox Brasil, interpretando Cadu, o anti-herói, que passou por tudo: foi preso injustamente, tentou construir uma carreira política e investiu até no tráfico de drogas. Agora, na quarta e última temporada da série, não tem jeito: ele vai pagar por tudo o que fez. Em 2017, foi indicado ao Emmy Internacional de melhor ator pelo seu papel, sendo indicado novamente em 2018.

De 2017 até 2022, protagonizou as cinco temporadas e um especial da série Sob Pressão com Marjorie Estiano, da Rede Globo, interpretando o médico Evandro. Além de atuar, o ator também dirigiu alguns episódios da terceira até a quinta temporada. Na última temporada é abordado a saúde mental dos médicos diante da saúde pública no Brasil. Em maio de 2022, gravou uma participação especial na série O Jogo que Mudou a História, do Globoplay, vivendo um policial que é chamado para apitar a importante partida que dá nome à série. Do final do ano até abril de 2023, gravou a série Betinho – No Fio da Navalha, interpretando o protagonista, o sociólogo Herbert José de Sousa, o Betinho, que completa 25 anos de seu falecimento, enfrentou a epidemia da fome e da Aids, inaugurou um movimento que vive até hoje de combate à fome no Brasil.

Em julho, gravou participação na série Raul Seixas: Metamorfose Ambulante. Desde setembro, está gravando a série Maria Bonita, do Star+, na Paraíba, com Isis Valverde no papel e Júlio interpretando Lampião.

Apesar de sua intensa agenda profissional, Júlio valoriza profundamente a vida familiar. Ele enfatiza que a família é mais importante do que o trabalho, afirmando: “Minha família é mais importante do que o trabalho” . Ele e Elen optaram por criar seus filhos sem babá, buscando estar presentes no cotidiano familiar. Em 2025, ele foi homenageado com o troféu Calunga de Ouro no Cine PE – Festival do Audiovisual, em reconhecimento à sua contribuição significativa ao audiovisual brasileiro .

Confira também

Nosso canal