Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Lar Mãe Ritinha: acolhendo idosos desde 1976

 

Instituição filantrópica localizada em Irajá oferece lar a pessoas idosas.

 

Idosos necessitam de cuidados, mas também de atenção e carinho. Se já tendem a uma saúde frágil, ela só piora quando o idoso se sente solitário ou abandonado pela própria família. Muitas pessoas também não dispõe de tempo ou até mesmo de paciência para cuidar dos idosos da família, então cruelmente os ignoram solenemente ou até mesmo os abandonam à própria sorte. É aí que entram instituições como o Lar Mãe Ritinha.

Localizado na Rua Caobi, nº107 em Irajá, o Lar Mãe Ritinha foi fundado em 1976, com o objetivo de promover a vida e a dignidade humana, principalmente na terceira idade. A instituição acolhe mulheres idosas e atualmente possui 33 pacientes em suas acomodações, nas quais são chamadas carinhosamente de “vovós”. 

O lar oferece atenção de vários profissionais,  tais como: médico, enfermeira, assistente social, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista, técnicas de enfermagem, cuidadoras de idosas, cozinheiras e auxiliares de serviços gerais. Todos os funcionários do Lar são voluntários e alguns dos profissionais de saúde que atuam na instituição também o são. 

Para se manter, o Lar Mãe Ritinha precisa de doações, sobretudo para algumas necessidades mais recorrentes: leite integral, pois as ‘vovó’ consomem cerca de 170 litros de leite por mês; fraldas geriátricas, pois muitas das pacientes estão de cama e não podem ir ao banheiro, portanto, os estoques de fraldas estão sempre baixos; e produtos de limpeza, como detergente, sabão, desinfetante e afins.

Além desses, o lar também pede doações de alimentos como adoçante, arroz, feijão, aveia, molho de tomate, café, óleo, além de frutas e legumes, além de produtos de higiene pessoal e produtos para fazer curativos: atadura, esparadrapo (antialérgico), gaze comum e estéril, soro fisiológico e algodão.

Para doar alguns desses itens – dê preferência a fraudas tamanho G ou GG e a leite em pó – você pode entrar diretamente no site da instituição. Lá, além de poder fazer doações avulsas, é possível se tornar sócio contribuinte, com mensalidades entre 30 e 50 reais. Ajude as vovós da Mãe Ritinha:

http://larmaeritinha.com/index.php/doe/

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20