Mais um Brazilian Day nesta terça-feira (14/10) no Rio Ladies Open, torneio WTA 125 do Rio de Janeiro, com a presença de cinco brasileiras em ação. A competição distribui US$ 115 mil em prêmios e 125 pontos no ranking mundial da WTA, e está sendo disputada na Techset Academy, na Barra da Tijuca, a partir das 14h.
Medalhista olímpica de bronze em 2021 e vinda de título no W35 de São Paulo, Laura Pigossi será uma das atrações do dia e fará o jogo da rodada noturna, a partir das 19h, contra a austríaca Julia Grabher, cabeça de chave 3. Carol Meligeni Alves, segunda melhor brasileira do torneio, terá pela frente a qualifier colombiana Maria Perez Garcia. Ela fará o primeiro jogo da quadra central a partir das 14h, e depois, não antes das 17h, ao lado de Gabriela Cé.
“Estou me sentindo bem aqui no Rio, cheguei vários dias antes para preparar o torneio, feliz de ter mais uma oportunidade jogando no Brasil, estou animada para fazer outra boa semana, continuar minhas boas sensações que tive em São Paulo, espero fazer uma boa semana e continuar aproveitando as oportunidades aqui”, disse Carol.
Jovem talento brasileiro, Pietra Rivoli, de 17 anos, que vem embalada pelas boas campanhas no circuito internacional juvenil, enfrenta a qualifier Martina Capurro Taborda, vice-campeã do WTA de Florianópolis em 2023. Ela fará o segundo jogo da quadra principal por volta das 15h30. Thaísa Pedretti, que passou o qualifying, medirá forças contra a chilena Antonia Vergara, por volta das 17h, no terceiro jogo da quadra 2, enquanto Julia Konishi enfrenta a austríaca Sinja Kraus, sexta pré-classificada, no terceiro jogo da quadra 1.
Gabriela Cé vira batalha de 3h e avança
Gabriela Cé, 362ª colocada e quarta melhor do Brasil, derrotou a argentina Jazmin Ortenzi, 274ª, por 2 sets a 1, com parciais de 2/6 7/6(4) 6/4, após 2h57 de batalha na quadra central. Ela volta a vencer um jogo de WTA desde novembro de 2023, quando venceu na estreia no WTA de Florianópolis. A brasileira chegou a ver a rival sacar para o jogo em 5/4 no segundo set.
“Desde o início do jogo as coisas não estavam saindo como eu gostaria, tive que aceitar, lutar, achar uma solução, pois o jogo meu jogo estava muito confortável para ela. Infelizmente tem uma adversária do outro lado que muitas vezes se adapta aquela tática e a gente tem que encontrar uma solução”.
“Tenho só memórias boas aqui do Rio. Para mim, é um prazer jogar no Rio, pessoal comparece, vem torcer. Estou muito contente de jogar aqui no Brasil, para gente que não joga tanto é um prazer estar aqui”.
As demais brasileiras lutaram, mas acabaram superadas. Ana Candiotto caiu diante da jogadora de Burundi, Sada Nahimana, primeira da história do país a vencer um jogo WTA no torneio de Rabat, no Marrocos, por 2/6 6/2 7/6(3), enquanto Luiza Fullana foi derrotada pela italiana Miriam Tona por 7/6(4) 6/1.
Resultados desta segunda-feira (13)
Gabriela CE (BRA) d. Jazmin ORTENZI (ARG) – 2/6 7/6 6/4
Sada NAHIMANA (BDI) d. [WC] Ana CANDIOTTO (BRA) – 2/6 6/2 7/6
Miriana TONA (ITA [WC] d. Luiza FULLANA (BRA) – 7/6 6/2
Tara WUERTH (CRO) d. [8] Carole MONNET (FRA) – 6/1 6/1
Irene BURILLO (ESP) d. [LL] Sofia DA CRUZ MENDONCA (BRA) – 6/1 6/3
Alice RAME (FRA) d. [7] Julia RIERA (ARG) – 7/6 6/1
Eva VEDDER (NED) d. Tina SMITH (AUS) – 6/3 3/6 6/4
Anastasia ZOLOTAREVA [5] d. Leyre ROMERO GORMAZ (ESP) – 6/4 0/6 6/1





