Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Lilia Cabral realiza apresentação para mais de dois mil professores no Theatro Municipal

Danielle Barros

 

Representantes de mais de 40 municípios do Rio de Janeiro assistiram à peça “A Lista” gratuitamente

Emoção e alegria marcaram a noite de mais de dois mil professores que assistiram à peça “A Lista”, estrelada por Lilia Cabral e sua filha, Giulia Bertolli, no Theatro Municipal. O evento foi realizado nesta segunda-feira (16/10), pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), em homenagem ao Dia do Professor, e garantiu a participação de profissionais de cerca de 40 cidades do Rio de Janeiro em uma grande celebração à categoria.

Ao final da apresentação, Lilia agradeceu pela oportunidade de contracenar na casa de cultura mais importante do Brasil para milhares de professores, e se emocionou com a receptividade e felicidade da plateia, formada por muitas pessoas que nunca tinham ido ao Municipal antes.

“Vocês não têm ideia do que é estar aqui fazendo esse espetáculo para vocês. Logo quando começamos a pensar nessa peça, eu disse que queria realizar uma apresentação no Municipal e, estar aqui pela primeira vez, de frente para uma plateia tão importante, é incrível. Acreditamos na arte e na cultura desse país, por isso, é essencial garantir esse tipo de oportunidade para os nossos mestres”, declarou Lilia Cabral.

Com apoio do Passaporte Cultural, programa da Sececrj, e em diálogo com as prefeituras locais, professores de todas as regiões do estado fizeram parte da plateia e vivenciaram uma noite única e especial. Uma delas foi Silaine Matos, de 57 anos, professora e orientadora pedagógica de Macaé, que viajou cerca de 200 quilômetros para conhecer o Theatro Municipal.

“Eu visitei o Rio há cerca de 20 anos e tinha o objetivo de ir ao Theatro, mas ele estava em reforma na época. Quando me falaram sobre essa oportunidade e perguntaram se eu queria vir, me senti valorizada e aceitei na mesma hora. Estou voltando ao Rio e realizando um sonho de tanto tempo. O nosso dia a dia é tão difícil, precisamos sair da rotina às vezes”, comemorou Silaine.

A plateia formada por professores incluía a própria secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, que faz parte da categoria. Ela falou sobre a importância de empoderar culturalmente os mestres, que vão ser exemplo para as próximas gerações.

“Poder abraçar tantos professores nesta data especial é um presente muito grande para mim e para a cultura fluminense. Na primeira vez que assisti essa peça, ao lado da minha mãe, falei com a Giulia Bertolli que queria promover esse evento, e ela abraçou a ideia na mesma hora. Hoje, conseguimos concretizar esse objetivo e homenagear os nossos mestres e mestras”, afirmou Danielle.

O presidente do Sesc, Antonio Florencio de Queiroz, parceiro do evento, garantiu que “um dos principais objetivos do Sesc é de oportunizar pessoas e fomentar a cultura é uma alavanca para a transformação do ser humano. Essa é uma missão que cumprimos com alegria e queremos continuar atuando para permitir que mais pessoas tenham acesso aos bens culturais”, concluiu.

O evento contou com apoio do Theatro Municipal e Petrobrás, patrocinador oficial do Theatro.

Sobre a peça

A obra escolhida tem texto de Gustavo Pinheiro, direção de Guilherme Piva, e conta a história de duas vizinhas que passam por um turbilhão de sentimentos, lembranças e descobertas, em meio à pandemia. Na peça, Lilia interpreta uma professora aposentada, enquanto Giulia, uma cantora de ópera. A combinação foi perfeita para a ocasião e levou o público ao passeio por uma montanha russa de emoções, garantindo risos e choros a cada cena.

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20