Jornal DR1

Literatura, música e poesia celebram a cultura negra, na casa de cultura do Parque, em novembro

Sarau das Pretas, apresentação da Preta Batuque, encontro

literário e Pocket Slam fazem parte da programação

Em novembro de 2024, a Casa de Cultura do Parque celebra a cultura negra com uma programação diversificada. É um momento para celebrar a história e as conquistas da população negra, reconhecendo sua contribuição fundamental para a sociedade brasileira. No dia 2, o coletivo Sarau das Pretas apresenta performance que mescla literatura, música e poesia. No dia 16, o projeto Na Roda promove o encontro Literatura periférica: escritas, esquinas e conflitos, com os escritores Lilia Guerra e Wesley Barbosa, seguido da apresentação musical do grupo Preta Batuque. E no dia 23, acontece o primeiro Pocket Slam da Casa, com as poetas Laura Conceição, Matriarcak e Naiá Curumim.

Confira programação: 

02/11, sábado

 Sarau das Pretas, às 16h

 O coletivo artístico-literário formado por Débora Garcia, Elizandra Souza, Amanda Telles, Lilian Rocha e Oluwa Seyi, celebra sete anos de atuação na cena cultural de São Paulo. Com um repertório que transita entre literatura, música e performance, o grupo busca dar visibilidade às mulheres negras, abordando temas como feminismo, cultura periférica e representatividade na arte.

16/11, sábado

 Na Roda “Literatura periférica: escritas, esquinas e conflitos”, às 16h, com Lilia Guerra e Wesley Barbosa

 A partir da ideia de que “livros são cartas dirigidas a amigos”, o evento promoverá um diálogo entre os autores, nascidos em Cidade Tiradentes e Itapecerica da Serra, sobre suas experiências de criação literária e a relação de suas obras com a realidade brasileira.

Preta Batuque, às 17h30

Preta Batuque é um projeto musical idealizado por seis mulheres – Analia Alves, Carol Nascimento, Layza Alves, Florence, Monalisa Madalena e Mônica Trindade – que celebram o samba e o pagode raiz. Amigas e parceiras musicais, elas se uniram para empoderar e ressignificar suas histórias individuais através da música.

23/11, sábado

Pocket Slam, às 16h, com Laura Conceição, Matriarcak e Naiá Curumim

Laura Conceição, formada em Comunicação Social e mestre em Educação, é arte-educadora, poeta e idealizadora do projeto “Poesia na Escola”. Com dois discos autorais e diversos prêmios literários, Laura foi representante de São Paulo e Minas Gerais no Slam BR. Matriarcak, assistente de direção, arte-educadora e criadora de conteúdo digital, é autora do livro “Alice no País da Periferia”.  

O evento conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Serviço:

2 de novembro de 2024, sábado
16h: Sarau das Pretas

16 de novembro de 2024, sábado
16h: Na Roda Literatura periférica: escritas, esquinas e conflitos, com Lilia Guerra e Wesley Barbosa
17h30: apresentação musical Preta Batuque


23 de novembro de 2024, sábado
16h: pocket slam, com Laura Conceição, Matriarcak e Naiá Curumim


Local: Casa de Cultura do Parque
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP

Classificação: Livre. Crianças devem estar acompanhadas de um adulto responsável.
Os eventos são gratuitos, abertos a todos os públicos interessados e estão sujeitos à lotação do espaço.

Mais informações: ccparque.com.br

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded