Em consequência da crise chinesa, o fim do auxílio emergencial, a inflação contida, e o expressivo aumento do desemprego no país; a tendência é empreender por necessidade com preferência por investimentos de limiares cada vez menores, cheios de armadilhas e ilegalidades, que o investidor pode vir a desconhecer.
Para tanto, se você está ansioso e precisa reestabelecer o seu sustento e dignidade, ou chegou a conclusão que irá precisar de um plano B; Aperte o sinto, pise no freio e se atente até ao horizonte, para não cair no buraco, pois há algumas ilusões no caminho! Cabe destacar que a prática de pirâmide financeira é proibida no Brasil e configura crime contra a economia popular (Lei 1.521/51). No entanto, ainda mais grave que isso, são as vidas destruídas no infeliz transcorrer dessa história, onde sonhos de dignidade e uma vida melhor são massacrados, sem nenhuma compaixão. Por isso, fique ligado (a) e deixe a ansiedade de lado, pois é nessas horas, onde nós mesmos nos convencemos, facilitando ainda mais o “trabalho” de quem verdadeiramente anseia nos convencer.
Muito felizmente é possível afirmar, que existe uma larga diferenciação entre pirâmide financeira ou Ponzi e o verdadeiro Marketing de Rede. Mas isso é assunto para o próximo artigo. Porque depois de ler este você estará habilitado (a) a detectar uma Ponzi a distância! Todavia, Ponzis possuem estratégias como: Atuação com forte esquema de autopromoção de líderes, onde só os mesmo realmente lucram com o negócio (efeito Halo); ausência de um produto propriamente dito, promessa de ganhos grandiosos mediante ao ingresso de novas pessoas na empresa, resultados incrivelmente acima da média do mercado, em um curto espaço de tempo; falta de informações concretas sobre o produto e a empresa, promessas de retorno garantido, o uso precipitado da expressão especialista, que se vale de um discurso centrado em que a pessoa já pertencente a empresa, tem o conhecimento e pode dividi-lo com você para que tenha os mesmos ganhos exorbitantes que ele; remuneração baseada primordialmente no cadastro de pessoas ingressadas no negócio, ausência de nota fiscal na compra de produtos ou serviços, contratos unilaterais e leoninos, que lese os seus direitos, beneficiando a empresa na maior parte do mesmo; a não promoção de uma plataforma realmente forte de treinamentos sobre os produtos e o negócio, e por último, mas nada, menos importante; a falta de investimentos, melhorias e real promoção dos produtos da empresa; visto que a Ponzi sobrevive preponderantemente do investimento monetário de seus novos ingressados.
O mais importante, entretanto é sempre desconfiar das ofertas de dinheiro fácil com total inexistência de risco. Caso isso aconteça com você, faça uma denúncia no ministério público ou até mesmo às policias federal e civil. E se prepare para o próximo artigo, pois você poderá finalmente sonhar com o verdadeiro e único Marketing de Rede.
Luciana Marques
Executiva de Marketing e escritora
Instagram: @lucianamc10_