Jornal DR1

LUIZ GAMA: UMA VOZ PELA LIBERDADE

IMG-20250508-WA0043

A liberdade e a igualdade não são privilégios e sim direitos de qualquer pessoa

O CCPJ-RJ – Centro Cultural do Palácio da Justiça do Rio de Janeiro com a temática “Justiça Em Cena” apresentou nos últimos dias 6 e 7 o espetáculo teatral “LUIZ GAMA, Uma Voz Pela Liberdade”. O elenco traz Deo Garcez e Soraia Arnoni e na direção de Ricardo Torres e equipe.O espetáculo, conta a história desse grande Vulto brasileiro que foi escravizado aos 10 anos de idade de forma ilegal pelo seu próprio pai que foi um fidalgo português e que o vendeu para pagar dividas de jogo.Filho de Luíza Mahin, uma ex-escravizada. Ele que se formou um grande advogado autodidata.

O Dr. Luiz Gonzaga Pinto Gama, mais conhecido como Dr. Luiz Gama, nascido em 1830, em Salvador – BA, este grande herói nacional que é considerado o Patrono da Abolição no Brasil que libertou centenas de escravizados, que só foi reconhecido como advogado pela OAB somente em 2015, isto é, 133 anos após sua morte (1882), quando este grande jurista foi representado pelo seu tetraneto. “Essa marginalização histórica de seu pensamento na academia e no mundo jurídico como um todo revela a tradição burguesa e racista que persiste nesses espaços ainda na atualidade.”

Mas se o querido leitor não conseguiu assistir, fique tranquilo, que você poderá assistir nos próximos dias 13,14, 20 e 21, é só acessar o site do CCPJ-RJ.

Confira também

Nosso canal