Mesmo com várias campanhas em 2023 e ações itinerantes, somente 10.500 animais foram vacinados, baixa adesão pode gerar risco à saúde pública
A Prefeitura de Magé começa nesta terça (28), uma nova etapa das ações itinerantes de vacinação contra a raiva. A cidade quer reverter a baixa adesão da população que não aderiu às campanhas realizadas desde o início do ano, que só imunizaram 10.500 animais, 23,8% da meta de 44.000.
Das 9h às 12h, as equipes de vacinação estarão atendendo nos locais de vacinação. Os animais devem ser levados com focinheira ou na caixa de transporte, e aqueles que não tem caderneta de vacinação, receberão uma completa com um registro completo do animal e ainda um espaço pra foto e digipata.
Não vacinar seu animal traz riscos à saúde pública
O Ministério da Saúde destaca que a raiva é de extrema importância para saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano, a realização de bloqueios de foco, entre outras.
“Multiplicamos nossos esforços este ano para que a população levasse os animais para tomar a vacina. Estamos desde o início de 2023 realizando campanhas com calendário itinerante, atendimento aos sábados, capacitação de mais agentes, colocamos a vacinação junto às ações de castração de animais e também em parceria com a Secretaria de Agricultura Sustentável e Defesa dos Animais nas feiras de adoção de cães e gatos. Tudo para ampliar essa cobertura vacinal e evitar os riscos à saúde pública”, apela a secretária de Saúde, Larissa Storte.
VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA – CALENDÁRIO
Horário 9h às 12h
28/11 – Praça São Pedro, Magé
30/11 – BNH de Santo Aleixo
5/12 – USF Rio do Ouro
7/12 – Praça 7 de Setembro, Piabetá
12/12 – Suruiense Futebol Clube, Suruí
14/12 – USF Ypiranga
19/12 – Praça Dr. Nilo Peçanha, Magé
21/12 – Praça Montese, Pau Grande