A iniciativa é do Ministério da Saúde com mobilização nacional na luta contra à doença
No sábado (02), a cidade de Magé vai realizar o Dia D Combate à Dengue. Será uma iniciativa que contempla duas frentes de ação essenciais na luta contra essa doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. A primeira frente envolve os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE), que realizarão visitas domiciliares nos seis distritos da cidade. O objetivo dessa ação é identificar e eliminar possíveis focos do mosquito, numa operação que se estenderá das 8h às 12h.
Paralelamente, em Piabetá, no bairro Serrana, no largo da Unidade Básica de Saúde (UBS), será palco do ato oficial, marcando o início das atividades às 8h. O evento contará com a presença de autoridades locais, que participarão de uma caminhada de conscientização, destacando a importância das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
“A união de esforços no Dia D de Combate à Dengue é fundamental para proteger nossa cidade. Cada ação dos agentes de saúde, dos amigos, dos parentes, de toda sociedade mageense na eliminação de focos e na prevenção, contribui para podermos diminuir muito o número de casos dessa doença que já atingiu mais de 80 mil pessoas em todo Estado do Rio”, enfatizou o prefeito Renato Cozzolino.
A iniciativa, anunciada na quinta-feira (29), é do Ministério da Saúde com objetivo estimular ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito em todo o território nacional.