Jornal DR1

Mais de 66 mil pessoas com mais de 50 anos buscam cursos profissionalizantes no Brasil, segundo levantamento

Marketplace, que oferece cursos e treinamentos para profissionais de geotecnologia, está desenvolvendo aplicativo para facilitar a interação entre empresas e trabalhadores do ramo

De acordo com um levantamento recente feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), mais de 66 mil pessoas com mais de 50 anos efetuaram matrícula em cursos profissionalizantes no Brasil no primeiro semestre deste ano, um aumento de 2% comparado ao mesmo período de 2022.

Para Weslei Lima, gestor do marketplace Mercado Topográfico, plataforma de divulgação de produtos e serviços do setor de geotecnologia, isso simboliza uma mudança no mercado de trabalho. “Por conta da mudança em requisitos para aposentadoria nos últimos anos, os profissionais de todos os setores que já estão mais velhos, mas que não atingiram o tempo para se aposentar, agora apostam em se qualificar ainda mais para se manterem no mercado por mais alguns anos”, comenta.

O gestor afirma que “para que esse movimento seja possível, alguns órgãos e institutos devem oferecer cursos e treinamentos que estimulem a capacitação dos trabalhadores. Entretanto, não são todas as áreas que disponibilizam desses recursos, sendo que algumas sofrem com uma escassez que prejudica quem quer evoluir”.

Lima conta que o setor de topografia e agrimensura carece desse tipo de investimento. “O conhecimento atualizado e aprimorado são essenciais para o sucesso e a excelência no trabalho dos profissionais do campo. Por conta disso, o Mercado Topográfico apresenta em sua plataforma uma área para oferta de cursos e treinamentos ministrados por parceiros especializados para capacitar constantemente esses profissionais”, conta.

“Já contamos com centenas de profissionais e empresas inscritas, para oferecer e contratar consultorias, projetos, vagas de emprego, equipamentos e sorteios, o que tem gerado oportunidades de trabalho para essas pessoas, ao mesmo tempo em que as companhias contam com um banco de talentos à disposição. Sem contar as tecnologias comercializadas, como estações totais, receptores GNSS, drones, lasers scanners, estações de medição, ecobatímetros, níveis, teodolitos, entre outros”, acrescenta Lima, que finaliza dizendo que a companhia está “desenvolvendo um aplicativo para facilitar a interação dos profissionais com as ferramentas e empresas”.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded