Mais de 700 quilos de carne (carcaças e cortes) impróprios para o consumo foram apreendidos em um estabelecimento localizado no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
No local foram encontrados alimentos sem etiqueta lacre e data de validade, além de produtos em condições inadequadas ao consumo.
A ação foi realizada por fiscais da Defesa Agropecuária, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. Todos os produtos foram inutilizados e o estabelecimento autuado, na segunda-feira (12).
De acordo com André Sampaio, coordenador estadual de Controle de Qualidade de Produtos Agropecuários da Secretaria de Agricultura, esse trabalho da fiscalização é uma rotina com o objetivo de avaliar as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos e dos produtos de origem animal em produção.
“Os fiscais do Serviço de Inspeção Estadual fazem vistorias periódicas em indústrias de processamento de produtos de origem animal e avaliam vários requisitos a fim de garantir a qualidade dos alimentos que são produzidos. Se verificada alguma irregularidade, os produtos são descartados e os responsáveis autuados. A autuação gera multa e, ainda, a possibilidade de interdição do estabelecimento”, afirmou.
A Defesa Agropecuária alerta que é importante que o consumidor esteja atento e só consuma produtos de origem animal que tenham o símbolo de registro de um dos Serviços de Inspeção Oficiais: SIM, SIE, SIF ou SISBI. Esse registro é a garantia de que esses estabelecimentos são fiscalizados e que cumprem as normas sanitárias vigentes.
Foto: Divulgação.