Evento realizado pela Lei estadual de Incentivo será disputado na Fortaleza de São João, com ações de combate ao racismo e transmissão ao vivo pelo Esporte Espetacular, da TV Globo
A cada nova edição, o evento Mano a Mano surpreende com experiências únicas. Desta vez, os amantes do basquete 3×3 terão a chance de presenciar competições emocionantes, com a participação de ex-atletas da NBA. O encontro será neste domingo (26/11), na Fortaleza de São João, na Urca, com a presença de gigantes como os brasileiros Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers) e Alex (San Antonio Spurs), o americano Mario Chalmers (Miami Heat) entre outros. Nesta edição, os atletas se unem em apoio à luta contra o racismo. Realizado pela Lei estadual de Incentivo ao Esporte, o evento conta com patrocínio da Ambev.
– Mais uma competição de alto nível realizada no Rio de Janeiro, com o apoio da Lei estadual de Incentivo ajudando a consolidar o estado como a casa do esporte no Brasil. Esse evento traz grandes estrelas do basquete mundial, uma grande oportunidade para os fãs estarem perto de ídolos nacionais e internacionais, além de apoiar a luta contra o racismo, importante para o esporte e para a sociedade em geral. E uma oportunidade que os torcedores terão de acompanhar uma modalidade Olímpica, que será disputada nos Jogos de Paris 2024. Tudo isso só fortalece a imagem do Rio de Janeiro como um estado Olímpico e acolhedor, que estimula o respeito e a amizade, valores essenciais do esporte – disse o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
O evento começa com partidas amistosas entre as seleções masculinas do Brasil e da Sérvia, e as seleções femininas do Brasil e da Argentina. Depois, duas equipes formadas por jogadores com experiência na NBA e no NBB entram em campo para competir.
Entre os jogadores internacionais, estão confirmados os atletas americanos Mario Chalmers e Brandon Rush, o francês Ian Mahinmi e o argentino Walter Herrmann. Do lado brasileiro, a equipe contará com Marquinhos, Rafael Babby, Alex Brabo e a participação especial de Anderson Varejão, lenda do basquete brasileiro e da franquia Cleveland Cavaliers, da NBA.
Foco no combate ao racismo
Este ano, o Mano a Mano foca na luta contra o racismo. Com o slogan “Toco no Racismo”, o evento vai unir o espírito de trabalho em equipe a essa importante questão social presente nas quadras de basquete ao redor do mundo.
– O Mano a Mano é mais do que um evento esportivo; é um espetáculo que une talento, paixão pelo basquete e um compromisso genuíno com a luta contra o racismo. Ao trazer estrelas do basquete mundial para a Fortaleza de São João fortalecemos a posição do Rio de Janeiro como epicentro esportivo do Brasil. Este ano, ‘Toco no Racismo’ não é apenas um slogan, é um chamado para a união em torno de uma causa social crucial. Estamos ansiosos para receber não apenas atletas extraordinários, mas também apoiadores dedicados da diversidade e igualdade em meio ao cenário deslumbrante da nossa cidade – afirmou Ricardo Pantoja, Head do Mano a Mano.
Além disso, o evento quer ajudar a promover o basquete 3×3, modalidade nascida nas ruas, disputada com quatro jogadores, sendo três em campo e um de reserva. O jogo acontece em meia quadra, com partidas de 10 minutos de duração. É dinâmico, e para buscar a vitória exige passes rápidos, dribles desconcertantes e jogadas iradas. Segundo a FIBA, mais de 250 milhões de pessoas hoje já praticam o basquete 3×3 mundo afora, levando a modalidade a fazer parte dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Em meio ao cenário incrível da Fortaleza de São João, onde funciona a Escola de Educação Física do Exército (CCFEx), atletas e público vão desfrutar de uma das vistas mais encantadoras da capital fluminense: o Morro do Pão de Açúcar. Batizado de Complexo do Marujá, o lugar fica às margens da Baía de Guanabara. Ao fundo se vê o Morro do Corcovado e o Cristo Redentor, em um dos cenários mais encantadores da cidade.
O evento será transmitido ao vivo no programa Esporte Espetacular, da TV Globo, no domingo pela manhã. É esperado um público de mais de 300 pessoas nas arquibancadas, além de atletas e técnicos.
O Mano a Mano é uma realização da X3M e da Dream Factory, apresentado pela Budweiser, via Lei estadual de Incentivo ao Esporte do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com apoio da Estácio e Instituto YDUQS, Centauro e do Studio 78.
Sobre o Mano a Mano
A primeira edição do Mano a Mano aconteceu em 2013 e contou com a presença da lenda jamaicana Usain Bolt, que demonstrou suas habilidades na praia de Copacabana naquele ano e nos dois anos seguintes. Em 2016 e 2017, o desafio contou com o velocista americano Justin Gatlin. Em 2018, a competição foi para as águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, com um duelo entre o canoísta brasileiro Isaquias Queiroz e o atleta alemão Sebastian Brendel. No ano passado, o futebol feminino foi o esporte destaque do Mano a Mano.