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Marca de moda Balenciaga é acusada de incitação à pedofilia

Que marca é essa?

Lembra do tênis com aparência de velho e destruido? Foi lançamento da grife em maio desse ano
Foto: Reprodução

 

 

A grife espanhola é fundada pelo falecido Cristóbal Balenciaga, na qual o estilista nascido na Espanha, fundou a casa de moda Balenciaga. Sendo reconhecida mundialmente na liderança de mercado em vestimenta, por trazer criatividade, cortes e técnicas de primeira linha. Sendo pertencente ao Grupo Gucci desde 2001.

Campanha envolvendo apologia à pedofilia

Ensaio fotográfico da campanha      Foto: Reprodução/Balenciaga

Na quarta-feira  16/11, ocorria o lançamento da grife de luxo “Balenciaga Objects” uma edição limitada que destacava artigos de casa, incluindo desde vinho até taças de champanhe, essa coleção foi introduzida numa campanha chamada “Balenciaga Gift Shop” e fotografada por Gabriele Galimberti. Por inspiração de um ensaio fotográfico intitulado “Toy Story” da profissional que captou as imagens, onde registra crianças ao lado de brinquedos favoritos.

 

Tendo, diversos produtos da marca em volta de crianças vestidas com a linha infantil Balenciaga. No site oficial da empresa, onde a campanha havia sido veiculada, era possível se deparar com crianças

Cenários e crianças diferentes mas sendo uma mesma temática de uma mesma campanha publicitária.                                                                   Foto: Reprodução/Balenciaga

segurando ursos de pelúcia numa temática “sadomasoquista” e “fetichistas“.

 

Mas para o ensaio da grife, trazia menores infantis acompanhados de uma bolsa de pelúcia com aspecto sexual,  teve sua apresentação exposta num desfile  de moda em Paris, em outubro, sendo parte da coleção Primavera/Verão 2023 e não estava à venda no site da grife, feita exclusivamente para essa campanha publicitária de linha presente.

Polêmica entorno da campanha, entenda o caso

Na rede social do Twitter, o assunto teve uma proporção gigantesca na qual ultrapassou mais de 300 mil tweets e agravou quando identificaram documentos de processos da Suprema Corte dos Estados Unidos, referente à pornografia infantil, fotografia composta em uma das imagens divulgadas na campanha.

Balenciaga-Adidas é fotografada em cima de documentos impressos com trechos de uma decisão da Suprema Corte americana sobre pornografia infantil   Foto: Reprodução/Balenciaga

Seguindo as centenas de e-mails e mensagens de ódio que recebi como resultado das fotos que tirei para a campanha da Balenciaga, sinto-me compelido a fazer esta declaração. Não estou em condições de comentar as escolhas da Balenciaga, mas devo ressaltar que não tive direito de forma alguma nem de escolher os produtos, nem os modelos, nem a combinação dos mesmos. Como fotógrafo, fui solicitado apenas e exclusivamente para iluminar a cena em questão e tirar as fotos de acordo com meu estilo de assinatura. Como de praxe em uma sessão comercial, a direção da campanha e a escolha dos objetos expostos não estão nas mãos do fotógrafo. Desconfio que qualquer pessoa propensa à pedofilia busca na web e infelizmente tem acesso muito fácil a imagens completamente diferentes das minhas, absolutamente explícitas em seu péssimo conteúdo. Acusações como essas são dirigidas contra alvos errados e distraem do problema real e dos criminosos. Além disso, não tenho nenhuma ligação com a foto onde aparece um documento do STF. Essa foi tirada em outro set por outras pessoas e foi falsamente associada às minhas fotos.” –  Declaração de Gabriele Galimberti em sua conta pessoal no instagram, fotografa contratada para fazer os cliques.

A embaixadora da grife Balenciaga, Kim Kardashian se pronuncia

Kim Kardashian se pronuncia sobre campanha da Balenciaga            Foto: Reprodução

Kim foi alvo de críticas pelo silêncio em relação as imagens e ficou sem comentar da polêmica até que domingo veio em sua conta pessoal do Twitter e se posicionou.

Fãs, fashionistas internacionais, influenciadores e seguidores da grife no Brasil expuseram sua indignação também na rede.

A grife inaugurou sua primeira loja em São Paulo, localizada no Piso Térreo do Shopping JK Iguatemi, é a única loja da marca no Brasil.

A grife se desculpa por campanha publicitária envolvendo crianças e ursinhos “masoquista”

“Nós gostaríamos de explicar as controvérsias sobre nossas campanhas mais recentes. Nós condenamos fortemente o abuso infantil; nunca foi nossa intenção incluir isso em nossa narrativa. As duas campanhas em questão refletem uma série de erros graves que a Balenciaga assume responsabilidade.

A primeira campanha, de presentes, mostrava crianças com as bolsas de ursinhos de pelúcia vestindo com o que alguns descreveram como roupas inspiradas pela prática BDSM. Nossas bolsas de ursinho e a coleção de presentes não deveriam ter sido apresentadas ao lado de crianças. Essa foi uma decisão errada da Balenciaga, combinado com a nossa falha em avaliar e validar imagens. A responsabilidade por isso fica somente com a Balenciaga.

A segunda campanha, de primavera 2023, que tinha como intuito reproduzir um ambiente corporativo, incluia uma foto com uma página no fundo um documento da Suprema Corte de um caso intitulado ‘Estados Unidos V. Williams’, de 2008, que confirmava como ilegal e não protegido pela liberdade de expressão a promoção de pornografia infantil. Todos os itens desse ensaio de fotos foram providenciados por terceiros que confirmaram por escrita que os itens neste ensaio foram documentos falsos de escritório. Eles se tornaram documentos reais que provavelmente vieram de filmagens de novelas da TV. A inclusão desses docuementos não aprovados foi resultado de uma negligência irresponsável pela qual a Balenciaga preencheu uma reclamação. Nós assumimos total responsabilidade pela nossa falta de supervisão e controle dos documentos no cenário e nós poderíamos ter feito as coisas diferente.

Enquanto investigações internas e externas continuam, nós estamos tomando as seguintes providências:

– Nós estamos revisando de perto nossa organização e meios coletivos de trabalho.
– Nós estamos reforçando as estruturas em torno dos nossos processos criativos e passos de validação. Nós queremos ter certeza que esse novo controle seja um pivô para que isso nunca aconteça novamente.
– Nós estamos definindo o trabalho de base com organizações especializadas na proteção das crianças, e que possuem como objetivo o fim do abuso e exploração infantil.

Nós queremos aprender com os nossos erros e identificar formas que podemos contribuir. A Balenciaga reitera as sinceras desculpas pela ofensa que causamos e estende as desculpas para talentos e parceiros.”

O comunicado foi adicionado no Instagram do perfil da página Balenciaga, ontem 28/11.

 

 

 

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