Filósofa escritora, professora e uma importante intelectual para a história do Brasil
Marilena Chaui é uma filósofa e escritora brasileira, uma importante intelectual que atua como professora no Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP) desde 1967. Marilena ainda é conhecida por ser especialista na obra de Baruch Espinoza.
Uma das filósofas mais importantes do país, Marilena é também uma militante da democracia e dos direitos civis e já foi secretária de Cultura do Município de São Paulo. A filósofa expressa grande preocupação com a desigualdade e exclusão sociais, traduzidas na ausência de direitos do cidadão brasileiro.
Marilena de Sousa Chaui nasceu em São Paulo no dia 4 de setembro de 1941, filha de um jornalista e de uma professora. Estudou no Colégio Estadual Presidente Roosevelt, onde se apaixonou por filosofia. E logo depois que completou o ensino médio, ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em 1960.
Em 1987, prestou concurso público e foi aprovada para o cargo de professora titular de filosofia da USP. Passou a dar aulas no Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, tendo se especializado em História da Filosofia Moderna e Filosofia Política. Atualmente ocupa o cargo de professora titular da USP, sendo especialista em filosofia política e história da filosofia moderna.
Até os dias de hoje Marilena mantém uma ativa pesquisa centrada nas produções de Spinoza e Merleau-Ponty lecionando aulas e seminários no Brasil e no exterior. A pesquisadora segue também publicando artigos e livros centrados nas questões filosóficas especialmente levantadas por Spinoza e Merleau-Ponty.
Marilena atua também na Comissão Teotônio Vilela de Defesa de Direitos, que ajudou a fundar uma organização não governamental (ONG) a favor dos direitos humanos. Em termos acadêmicos, recebeu o título de doutora honoris causa pela Universidade de Córdoba (2004) e pela Universidade de Paris 8 (2003).