Jornal DR1

Medalha IFEC de cidadania 2024

Evento realizado no auditório da ALERJ homenageia personalidades e autoridades de diversos setores da sociedade

O  IFEC (Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência) foi fundado em 17 de junho de 2002. Desde esta data realiza  inúmeras atividades e apoios a favor da promoção da Cidadania através de ações de Responsabilidade Social; Responsabilidade Socioambiental e Responsabilidade Social Empresarial, mas atuando numa visão política de gestão integrada de território para o desenvolvimento sustentável. A instituição está filiada em Nova Iorque às Nações Unidas (ONU) desde 2009 e possui histórico de 15 anos de atividades ininterruptas com esta organização internacional no Brasil.

Todo ano, o IFEC homenageia personalidades e autoridades de diversos segmentos com a medalha de cidadania. O evento de entrega aconteceu na quinta-feira (07/11), no auditório da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). Entre os homenageados, o desembargador Luiz Felipe Francisco, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; A cerimônia foi conduzida pelo jornalista e conselheiro editorial do Jornal DR1 David Antunes. 

“Esta medalha é muito significativa como representando do Tribunal de Justiça que vem se destacando por sua eficiência, produtividade e transparência ao longo dos anos. Ainda existem desafios, mas receber homenagens como essa indicam que estamos no caminho certo”;

O Vice-Almirante e diretor da Escola Superior de Guerra Marcelo Menezes Cardoso também recebeu a medalha de cidadania.

“É uma honra estar aqui junto com tantas pessoas que representam nossa sociedade. A Escola Superior de Guerra funciona como centro de estudos e pesquisas, a ela competindo planejar, coordenar e desenvolver os cursos que forem instituídos pelo Ministro de Estado da Defesa. A Escola não desempenha função de formulação ou execução da Política do País. Seus trabalhos são de natureza exclusivamente acadêmica, sendo um foro democrático e aberto ao livre debate.”

O doutor Pedro Túlio Rocha, presidente da Sociedade de Nefrologia do Estado do Rio de Janeiro, falou sobre a importância de cerimônias como essas para alertar para causas importantes como as doenças renais. 

“Na maior parte do tempo, a evolução da doença renal crônica é assintomática, fazendo com que o diagnóstico seja feito tardiamente. Os principais fatores de risco são hipertensão, diabetes e tabagismo. A prevenção das doenças renais crônicas está diretamente relacionada a estilos e condições de vida das pessoas. Tratar e controlar os fatores de risco como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo são as principais formas de prevenir doenças renais.E, claro, beber bastante líquido. 

O empresário e presidente do SINDICARGAS Felipe Coelho levou toda familia para a cerimônia, onde foi homenageado.

“Estar aqui com a minha família tem um grande significado. E receber essa medalha é o resultado de um compromisso social que sempre tive à frente da minha empresa e da presidência do SINDICARGAS, com ações que visam promover a inclusão social e o desenvolvimento de toda sociedade. Só tenho gratidão por estar aqui.”

O presidente-chanceler  do IFEC  Prof. Dr. Raymundo Nery Stelling Júnior ressalta a promoção de projetos e ações a principal missão da instituição.

Somos, assim, uma organização da sociedade civil, constituída como uma associação sem fins lucrativos, composta por membros que acreditam na importância da promoção de  projetos e ações nas áreas educacional ,  cultural; projetos ambientais; direitos humanos; ações e materiais cívicos; assistência social; esportiva e de mídia para obtermos uma melhor qualificação dos cidadãos e, consequentemente uma garantia mais plena de inserção no mercado de trabalho e na defesa de seus direitos constitucionais, através da formação – democratizando, e socializando os conhecimentos, da construção e manutenção de uma sociedade democrática sob a égide da Lei”,  conclui.