Jornal DR1

Memorial às Vitimas do Holocausto, em busca de preservar a história dos que lutaram durante o holocausto

Em celebração ao aniversário de Anne Frank, nesta edição falaremos sobre o Memorial às Vitimas do Holocausto

Na última quarta-feira, 12 de junho, Anne Frank comemoraria 95 anos de idade. Anne vitima do holocausto ficou muito conhecida por seu diario que anos depois se tornou o livro “O diario de Anne Frank” publicado por seu pai, Otto Frank. Infelizmente, Anne não viveu para ver o fim da guerra e muito menos para ver seu sonho de publicar um livro realizado. Em celebração de seu aniversário, nesta edição falaremos sobre o Memorial às Vitimas do Holocausto, localizado no Parque Yitzhak Rabin.

Projetado pelo deputado Gerson Bergher, o memorial tem o intuito de conservar e tornar conhecidas as histórias das vítimas do genocidio e perseguição pelo regime nazista contra judeus, negros, pessoas com deficiencia fisica e mental, comunidade LGBTQIAP+, testemunhas de Jeová, maçons e outros grupos.

O espaço contém um monumento a céu aberto com cerca de 20 metros de altura, dividido em blocos onde representa os Dez mandamentos, destacando em específico o mandamento “Não Matarás”. Já no subsolo do monumento, as visitas encontram uma exposição permanente que apresenta as memórias e os relatos de vítimas e sobreviventes. A exposição leva seus visitantes a experienciar imersavamente com conteúdos interativos. 

Entre os pontos turísticos e culturais da cidade do Rio, além de sua contribuição ao conhecimento histórico, o espaço conta com uma vista de 360 graus que permite ver o Pão de Açúcar, a Enseada de Botafogo e o Cristo Redentor, um dos nossos queridos cartões postais. 

A visita ao Memorial é gratuita, mas para embarcar nessa história é preciso de agendamento com horário pré-determinado. Os ingressos [gratuitos] de acesso são disponibilizados no site da Sympla.

Mais informações no site: www.memorialdoholocaustorio.org.br

De quinta a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h)
Segundas, terças e quartas: fechado
Classificação indicativa: 12 anos 

Horário de funcionamento do Parque Yitzhak Rabin:
Todos os dias, de 8h às 22h

Visitas mediadas para grupos

As visitas são um atrativo do Memorial às Vítimas do Holocausto e têm objetivo histórico educativo. Para agendar uma visita em grupo envie um e-mail para: educativo@memorialdoholocaustorio.org.br 

Os horários de visitas espontâneas acontecem nos feriados, sábados e domingos às 11h e às 15h. 

“É NOSSO DEVER FALAR AOS QUE NÃO ERAM NASCIDOS, PARA QUE SAIBAM ATÉ ONDE SE PODE CHEGAR”

Primo Levi, escritor e sobrevivente do Holocausto.

Anne Frank

Nascida em 1929, na Alemanha, Anne era filha de um banqueiro e de uma dona de casa. Com a chegada de Adolf Hitler no poder, Anne com 4 anos de idade  foi obrigada a sair do país com sua família. A perseguição se expandiu para a Holanda, onde Anne vivia. Com sua família e outras quatro pessoas, se esconderam durante dois anos até serem delatados.

Naquele sótão, a doce Anne, se apegou à Kitty (diário que ganhou no seu aniversário de 13 anos) na esperança de um dia publicar o que a guerra causou nela e em todos com quem se escondia. 

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24