A pesquisa Panorama do Consumo na Black Friday 2024, feita pelo Mercado Livre e Mercado Pago, revela que praticamente metade(49%) dos cariocas já se organizaram financeiramente para comprar na data e pretendem comprar mais este ano do que em 2023. Realizado entre 1 e 15 de outubro, o estudo contou com a participação de mais de 3,8 mil respondentes no estado do Rio de Janeiro e aponta um comportamento de compra otimista para a data que mais movimenta o varejo brasileiro.
“Desde o início do ano, todo o nosso time vem trabalhando para entregar a melhor experiência para os consumidores, principalmente durante a data que mais movimenta o varejo”, afirma Roberta Donato, Diretora Sênior de Marketplace do Mercado Livre. “Em 2023, nós atingimos um crescimento superior ao mercado e planejamos seguir neste ritmo. Ao longo deste ano, já tivemos 4 meses de vendas equivalentes a Black Friday 2023 e acreditamos em um cenário ainda mais promissor e conectado às expectativas do consumidor.”
A pesquisa ainda mostra que 43% dos respondentes esperam encontrar descontos acima de 60% este ano. Além disso, 46% dos entrevistados pretendem gastar até R$2.000,00 na data, o que demonstra o interesse em itens de maior valor agregado.
Entre as categorias mais procuradas estão Eletrodomésticos, Casa, Móveis e Decoração, além de Celulares e acessórios de telefonia e Eletrônicos, refletindo a demanda por itens que unem funcionalidade e conforto, especialmente em tempos de consumo consciente e planejado. A categoria Moda também vem ganhando espaço e, entre as preferências, destacam-se calçados, moda casual e moda fitness.
Preferência pelo pagamento com cartão de crédito
Para o pagamento, 57% dos consumidores cariocas afirmaram preferência pelo cartão de crédito, com 31% optando pelo parcelamento em até 6 vezes. Além disso, pagamento com PIX e linhas de crédito vem ganhando espaço, com 17% dos entrevistados escolhendo essas modalidades.
Durante essa Black Friday, o Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, também irá levar descontos e benefícios exclusivos à sua base de clientes. “Nosso foco este ano está em oferecer vantagens e descontos para usuários do nosso ecossistema. Para isso, estamos oferecendo 75% mais cupons do que em 2023, o que representa um investimento de cerca de R$ 15 milhões. Vamos reforçar que o Mercado Pago é a melhor opção para aproveitar a Black Friday junto ao maior e-commerce da América Latina”, reforça Pethra Ferraz, vice-presidente de Marketing do Mercado Pago para América Latina.