Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Meteorito Santa Luzia, de quase 2 toneladas, ficará em exposição no Planetário do Rio

O Meteorito Santa Luzia, sobrevivente do incêndio no Museu Nacional, foi levado para o Planetário do Rio, onde ficará disponível para visitação. O planetário reabre ao público neste sábado (15).

O meteorito, de quase duas toneladas, o segundo maior do país, caiu em Goiás há aproximadamente 100 anos.

Para transportar um objeto tão único e pesado até o Planetário foi necessária uma grande operação: o meteorito saiu do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), em São Cristóvão, rumo à Gávea, a bordo de um caminhão munck, o único capaz de fazer esse tipo de transporte, cedido pela RioLuz. Tudo isso acompanhado por astrônomos da Fundação Planetário.

“Estamos ansiosos para receber o público com essa novidade, seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19 nesse momento. O Planetário exalta a ciência sempre, seja ela trazendo um meteorito tão importante na história da astronomia brasileira ou apoiando a vacinação, que salva tantas vidas”, comenta o presidente da Fundação Planetário, Gledson Vinícius, instituição agora ligada à Secretaria de Governo e Integridade Pública, que funciona como um dos principais polos da cidade para imunização no momento.

A visitação ao meteorito Santa Luzia é gratuita, de segunda à sexta, das 8h às 17h; sábados, das 10h às 17h; e domingos, de 13h30 às 17h. Para informações sobre a programação do Planetário e suas sessões de cúpula (que são pagas), basta acessar: planeta.rio.

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias