Beneficiários do Bolsa Família afetados também poderão ter benefício adiantado
Após fortes chuvas atingirem a cidade do Rio de Janeiro no final de semana, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou ontem (15) o investimento de R$ 800 por pessoa desabrigada.
Até o momento, o benefício chamado de Serviço de Proteção em Situação de Calamidades Públicas e Emergências, também conhecido como auxílio desabrigado, será liberado apenas para quem vive em regiões com situação de emergência reconhecida pelo governo federal, ou seja, a capital fluminense.
É esperado que outros municípios do estado do Rio de Janeiro também anunciem situação de emergência para receberem auxílio por meio dos recursos federais.
Para aqueles que recebem o Bolsa Família, o ministro do MDS, Wellington Dias, anunciou que deverá adiantar o pagamento do benefício social para ajudar quem mora nas áreas afetadas pelas chuvas.
“Estamos atentos e articulados para dar toda assistência necessária a população dos municípios afetados pelas fortes chuvas, no Rio de Janeiro”, publicou no X.
Segundo o representante da pasta, todas as equipes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Ministério da Integração/Desenvolvimento Regional e o Ministério da Saúde estão trabalhando em conjunto com as demais autoridades estaduais e municipais para garantir as necessidades básicas de todos os atingidos.
De acordo com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, por enquanto, 12 pessoas morreram e duas estão desaparecidas.