Evento detalhou como os recursos serão utilizados, além de inaugurar uma nova trilha para o Corcovado. Novo caminho de pedestres tem mirante de vidro com vista para o Rio
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o ICMBio anunciaram na manhã desta terça-feira (02/12) investimentos para a revitalização e obras de infraestrutura para o Corcovado e outras áreas do Parque Nacional da Tijuca. As intervenções incluem a estabilização de encostas e contrafortes, melhoria da infraestrutura, obras para promover a acessibilidade, além de outros tópicos.
Um outro destaque do anúncio será a abertura oficial da inédita trilha “Paineiras-Corcovado”, que dará mais segurança para os pedestres e pretende democratizar ainda mais o acesso ao monumento do Cristo Redentor. Junto com a nova trilha, nascerá também um novo ponto turístico para os visitantes com a inauguração do mirante “Cartão Postal”, que possui paredes de vidro, vista panorâmica do Rio e se integra à Trilha Transcarioca, incentivando o turismo sustentável.
O evento de lançamento contou com a presença do secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco; do presidente do ICMBio, Mauro Pires; da coordenadora-geral de Uso Público do ICMBio, Carla Guaitanele; do gerente regional sudeste do ICMBio, Breno Herrera; e da chefe do Parque Nacional da Tijuca, Viviane Lasmar Pacheco – além de representantes da sociedade civil. Foi realizada ainda uma visita à nova trilha e ao mirante Cartão Postal. A iniciativa reforça o compromisso do governo em preservar um dos mais importantes patrimônios naturais e culturais do Brasil.
Os investimentos, previstos para os próximos três anos, serão das duas concessionárias que operam no parque e realizam o transporte de visitantes no espaço, Trem do Corcovado e Paineiras-Corcovado. Um dos 74 parques nacionais localizados do Brasil, o Parque Nacional da Tijuca recebeu no último ano mais de 4 milhões de visitantes (4.464.247), além de ser a unidade mais visitada do país entre 2008 e 2022.
Em acordo com o projeto de acessibilidade desenvolvido pela Coordenação de Obras e Projetos de Engenharia e Arquitetura (Copea) do ICMBio, serão construídas rampas para auxiliar o acesso de pessoas com deficiência (PcD) ao Alto Corcovado, adaptações nos banheiros, implementação de piso tátil e instalação de sinalizações adequadas. Outras obras envolvem melhorias gerais, como a modernização dos elevadores, das escadas rolantes, dos banheiros, a realização de projeto paisagístico, a implementação de coleta de lixo seletivo e a revisão das pilastras de sustentação do estacionamento.