Jornal DR1

Morre a rainha Elizabeth II, aos 96 anos

Nesta quinta-feira (8), a rainha Elizabeth II morreu aos 96 anos de idade. A informação foi confirmada pelas redes sociais do Palácio de Buckingham.

“A rainha morreu em paz, no Palácio de Balmoral, nesta tarde (8/9). O rei e a rainha consorte vão permanecer em Balmoral e retornam a Londres amanhã”, diz o comunicado.

De acordo com um comunicado na manhã do dia da morte da rainha, Elizabeth II havia sido colocada sob supervisão médica. Filhos e netos da rainha viajaram para o palácio de Balmoral, na Escócia, onde a rainha estava.

No poder a 70 anos, a rainha Elizabeth II vinha apresentando problemas de saúde nos últimos meses e desmarcando eventos e realocando para locais onde ficava “mais confortável”.

Filho mais velho de Elizabeth II, Charles já é oficialmente considerado rei do Reino Unido. Segundo o jornal britânico “Guardian”, ele será oficialmente declarado rei no palácio de Saint James, em Londres, a coroação ainda não tem data definida.

O Twitter oficial da família real anunciou a morte da rainha. “A rainha morreu de forma pacífica nesta tarde. O Rei e a Rainha consorte permanecerão em Balmoral nesta noite e retornarão amanhã”. Dizia a postagem.

No início do ano, em fevereiro, após contrair Covid-19, a monarca afirmou ter ficado “muito cansada e exausta”. Elizabeth II ficou um longo período afastada das cerimônias reais enquanto se recuperava da doença. Em outubro do ano passado, ela já havia passado uma noite no hospital por motivo não divulgado.

Elizabeth II foi rainha do Reino Unido e de mais catorze Estados independentes chamados de Reinos da Comunidade de Nações de 1952 até sua morte de 2022. Elizabeth II completou 70 anos de reinado em 6 de fevereiro deste ano, uma longevidade sem precedentes para a monarquia britânica. O reinado de Vitória, o segundo mais longo da história britânica, durou 64 anos. No mundo inteiro, só três monarcas ultrapassaram a marca da rainha: Luís XIV da França (72 anos e 110 dias), Bhumibol Adulyadej, rei da Tailândia (70 anos e 126 dias), e João II, príncipe de Liechtenstein (70 anos e 91 dias).

Elizabeth II também foi chefe da Commonwealth, uma grande organização intergovernamental composta por 53 países independentes. Ela também foi a primeira monarca feminina soberana da Casa de Windsor, Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra e Comandante Suprema das Forças Armadas do Reino Unido. Em alguns de seus outros Estados soberanos, ela possuía o título de Defensora da Fé.

Trajetória

Elizabeth Alexandra Mary nasceu em 21 de abril de 1926, em Manfayr, Londres. Primeira filha do príncipe Albert, Duque de York. Elizabeth era a 3ª na linha de sucessão do trono britânico. Seu pai era o segundo filho do Rei George V, e seu tio Edward, o Principe de Gales assumiria o trono.

Entretanto, Edward VIII abdicou do trono em dezembro de 1936, mesmo ano que assumiu o trono, com isso, George VI assumiu o trono e colocou Elizabeth automaticamente como a herdeira do trono real.

A rainha participou da II Guerra Mundial, ela se juntou ao Serviço Territorial Auxiliar em fevereiro de 1945, como segunda subalterna honorária com número de serviço 230 873. Ela treinou como motorista e mecânica, sendo promovida a comandante júnior honorária em julho.

Elizabeth foi casada com Philip da Grécia e Dinamarca, eles se casaram em 20 de novembro de 1947 e durou até 09 de abril de 2021, quando o Príncipe Consorte morreu. O Casal teve quatro filhos. Charles, Anne, Andrew e Edward. Além dos filhos o casal teve ainda oito netos entre eles William (agora o 1º na linha de sucessão ao trono), e 12 bisnetos, incluindo o príncipe George (2º na linha sucessória).

A Rainha Elizabeth assumiu o trono após a morte do pai, o Rei George VI em 1952, sendo coroada em 02 de junho de 1953, substituindo seu pai, falecido em fevereiro de 1952. Elizabeth alcançou o reinado mais longo da história do Reino Unido, tendo governado por mais de 70 anos.

Sucessão

 Charles Philip Arthur George, o príncipe Charles, assume o trono britânico após a morte da rainha Elizabeth II. O primogênito da monarca, ele ocupa o trono após o reinado mais longo da história do Reino Unido – Elizabeth permaneceu à frente por mais de sete décadas.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded