Jornal DR1

Morre o ator Jay North, conhecido por interpretar Dennis, o Pimentinha

Divulgação

Morreu aos 73 anos o ator Jay North, conhecido por interpretar Dennis, o Pimentinha, na série “O Pimentinha”

Jay North morreu neste domingo (06/03) na casa onde morava em Lake Butter, na Flórida, nos Estados Unidos. O ator faleceu em decorrência de consequências provocadas por um câncer colorretal, descoberto anos atrás. As informações são do TMZ. North sofreu piora clínica em março passado. Ele estava rodeado pela família e amigos próximos, disse uma amiga dele à imprensa norte-americana.

O ator deixa a esposa e duas enteadas. Ele não teve filhos biológicos. Jay North ficou conhecido como intérprete de Dennis, o Pimentinha, na série “O Pimentinha”, que foi ao ar entre 1959 e 1963 na TV americana. Ele também teve uma carreira dedicada às dublagens e, nos últimos anos, trabalhou como agente penitenciário na Flórida.

“Como muitos de seus fãs sabem, ele teve uma trajetória difícil em Hollywood e também depois… mas não deixou que isso definisse sua vida. Tinha um coração do tamanho de uma montanha e amava profundamente seus amigos”, escreveu Laurie Jacobson, uma amiga do artista, em suas redes sociais.

De acordo com ela, o ator faleceu em sua casa e a notícia foi divulgada por Jeannie Russell, sua amiga de longa data, que contracenou com ele como sua companheira de brincadeiras na série que o consagrou.

Jay North participou de mais de 30 programas na televisão e cerca de uma dezena de filmes — entre estes trabalhos estava a série “Dennis, o Pimentinha”, de 1959 a 1963.

“Amigo de longa data, um irmão para Jeanne e um amigo querido para mim, sentiremos sua falta imensamente. Ele está livre da dor agora. Seu sofrimento acabou. Finalmente, ele está em paz”, concluiu Laurie em sua publicação no Facebook.

Entre 1959 e 1963, North estrelou a popular série da CBS inspirada nos quadrinhos criados por Hank Ketcham. O programa, que teve grande sucesso nos Estados Unidos e também foi exibido em diversos países, retratava o cotidiano idealizado dos subúrbios americanos do pós-guerra, com o pequeno Dennis sempre metido em encrencas inocentes que tiravam do sério o vizinho rabugento George Wilson, vivido por Joseph Kearns. Gloria Henry e Herbert Anderson interpretaram seus pais.

A imagem de Dennis, com sua camisa listrada e o macacão inseparável, entrou para o imaginário popular como símbolo de uma infância arteira, porém bem-intencionada. Mas, por trás das câmeras, a realidade do menino Jay North era muito mais sombria.

Décadas após o fim da série, North revelou publicamente que sofreu abuso físico e emocional por parte de seus tios, que o acompanhavam nos bastidores enquanto sua mãe trabalhava em tempo integral.

“Eu era ameaçado e depois espancado”, contou ao Los Angeles Daily News em 1993, quando os tios já haviam falecido.

A experiência, somada à pressão da fama precoce, teve consequências profundas. O ator lutou por anos para se dissociar do personagem que o lançou ao estrelato e admitiu que a morte por suicídio, aos 42 anos, do colega Rusty Hamer — astro infantil de “The Danny Thomas Show” — foi um alerta que o fez repensar sua vida.

“Finalmente estou começando uma nova vida e enterrando Dennis Mitchell. Preciso muito ser Jay North novamente”, disse numa entrevista.

Jay Waverly North Jr. nasceu em 3 de agosto de 1951, em Los Angeles, e começou sua trajetória artística aos cinco anos, após insistir para participar do programa infantil “The Engineer Bill Show”, também conhecido como “Cartoon Express”. Logo passou a aparecer em comerciais, incluindo para marcas de cereais, e aos oito anos conquistou o papel que mudaria sua vida.

Após o fim de “Dennis, o Pimentinha”, ele ainda apareceu em séries como “Caravana” (1957) “O show da Lucy” (1962), “Meus filhos e eu” (1960), e protagonizou o longa “Maya” (1966), que gerou uma série de TV derivada. Também atuou como dublador em produções como “The Banana Splits Adventure Hour” (1968) e “Bam-Bam e Pedrita ” (1971).

No entanto, preso à imagem do Pimentinha, North teve dificuldades em manter a carreira. Estereotipado, viu as oportunidades minguarem com o tempo. Em 1977, alistou-se na Marinha americana, onde permaneceu por dois anos.

Na década de 1990, após se mudar para Lake Butler, trabalhou como agente penitenciário no sistema correcional da Flórida. Em 1993, casou-se com Cindy Hackney, com quem permaneceu até o fim da vida.

Apesar do trauma, North demonstrava, nos últimos anos, uma relação mais reconciliada com o passado. Uma de suas últimas aparições marcantes foi em 1987, na série satírica da HBO “Not Necessarily the News” (1983), onde interpretou uma versão fictícia e vingativa de si mesmo — vestindo novamente o icônico macacão de “Dennis, o Pimentinha”.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded