Jornal DR1

Movimento Falar Inspira Vida conscientiza leitores sobre depressão e suicídio

Criado em 2020, o Movimento Falar Inspira Vida, tem o objetivo de requalificar a conversa sobre Depressão e Suicídio, por meio do conhecimento, contribuindo para uma sociedade mais preparada e acolhedora. O movimento Falar Inspira Vida surgiu da necessidade de conscientizar as pessoas sobre uma doença que afeta 5,5% da população brasileira e está relacionada a cerca de 97% dos casos de suicídio no país: a depressão.

O Movimento é uma iniciativa liderada pela Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson, em parceria com SESI, Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA), Centro de Valorização da Vida (CVV), Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq — HCFMUSP), Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD), Instituto Vita Alere, HubRH+, revista VEJA Saúde e Editora Abril.

Setembro Amarelo é o mês da conscientização sobre o cuidado com a saúde mental e prevenção ao suicídio. Um mês para lembrar que falar o que sente e ouvir o que o outro diz é o início de uma caminhada para tratar a depressão e inspirar vida.

Neste ano, o movimento Falar Inspira Vida quer inspirar as pessoas que estão enfrentando os desafios da depressão a seguir em frente em suas jornadas de tratamento, mantendo a confiança nas possibilidades de recuperação. Para isso, apresentamos a campanha Mensagens de Transformação. Em conjunto com especialistas em saúde mental e com um toque de big data, nosso manifesto traz discursos históricos marcantes como inspiração para o contexto de quem convive com a depressão.

O primeiro passo para acolher, escutar e não julgar alguém que esteja pensando em suicídio é deixar clara a mensagem: você não está sozinho, há outros caminhos para aliviar seu sofrimento. Falar Inspira Vida!

“Esse ano o Falar Inspira Vida quer mostrar que a persistência no tratamento e o incentivo da rede de apoio são fundamentais para um processo bem-sucedido. Só a mudança de comportamento frente a depressão pode evitar um desfecho grave como o suicídio”, explica Fábio Lawson, psiquiatra e Diretor Médico da Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson que lidera o movimento.

A depressão é o transtorno psiquiátrico mais frequentemente associado ao suicídio — por isso a urgência da obtenção do diagnóstico correto, além do tratamento adequado. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo — o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. Já no Brasil esse número fica em torno de 11 mil. Por volta de 97% dos suicídios têm ligação com transtornos mentais, especialmente a depressão.

Se você não se sente bem, se já é um paciente ou mesmo se não tem certeza ainda de que precisa de ajuda, não tenha receio de falar sobre o que sente. Acesse o site (https://www.falarinspiravida.com.br/).

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded