Secretaria Estadual de Saúde investiga um novo caso suspeito de intoxicação por metanol no Municipio de São Pedro da Aldeia na Região dos Lagos.
O homem apresentou sintomas que podem sugerir a contaminação por Metanol. No entanto, as autoridades de saúde ainda aguardam exames laboratoriais para confirmar ou descartar o diagnóstico. A secretaria não informou o estado de saúde deste paciente e nem qual tipo de bebida ele teria consumido.
Além deste caso, há uma outra investigação na mesma situação em Niterói, também aguardando resultado de análise laboratorial. A Secretaria municipal de Saúde de Niterói informou que a paciente tem “bom estado geral”, foi atendida na rede privada e não está internada. Ela contou que bebeu drinques na Lapa, tradicional bairro boêmio da cidade do Rio.
Nesta ultima sexta-feira, foi instaurado pela Secretaria Estadual de Saúde um gabinete para vigiar novas suspeitas de casos, dando apoio para os municípios. tambêm a um alerta para as Unidades de Pronto Atendimento , que determinam o registro detalhado dos pacientes com sintomas de intoxicação por metanol.
Já a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) realizou, neste sábado, uma operação para combater a fabricação e o comércio de bebidas alcoólicas adulteradas e impróprias para o consumo no Estado do Rio. Os policiais civis devem cumprir 21 mandados de busca e apreensão na capital e na Baixada Fluminense. As garrafas com suspeita de falsificação serão encaminhadas para análise do uso irregular de metanol e outras possíveis irregularidades.
Milhares de garrafas já foram apreendidas. Segundo a Polícia Civil, esta é mais uma ação realizada na semana com o objetivo de garantir a segurança para os consumidores. Mais de 30 estabelecimentos foram verificados nos últimos dias.
Na quarta-feira, após denúncia de clientes de um estabelecimento na Barra da Tijuca, policiais foram a um grande distribuidor de bebidas em Ramos. Na sexta, os agentes percorreram bares casas noturnas em bairros das zonas Norte e Sul. Durante as diligências, foram encontradas diversas bebidas alcoólicas fora da validade e armazenadas em condições insalubres. A perícia também constatou fortes indícios de adulteração em centenas de garrafas de cerveja e destilados.