Jornal DR1

Na “Semana do Meio Ambiente”, Riviera de São Lourenço comemora desenvolvimento sustentável

 

Data embala celebração de 30 anos do maior case de sustentabilidade
ambiental da iniciativa privada, consolidado pela certificação ISO 14001 por seu sistema único de gestão de resíduos

Na Semana Nacional do Meio Ambiente, primeira semana do mês de junho, a Riviera de São Lourenço, bairro planejado de Bertioga (SP), dá exemplo de boa gestão ambiental ao celebrar, entre outras iniciativas, os 30 anos de seu Programa de Gestão de Resíduos como case único de desenvolvimento sustentável. Em três décadas, cerca de oito mil toneladas de resíduos sólidos como papel, vidro, metal e plástico, foram recolhidos, triados e reciclados.

O Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Riviera de São Lourenço, criado pela Sobloco Construtora, empresa responsável pela realização global do bairro, é apontado como um dos mais bem-sucedidos e o maior trabalho do gênero desenvolvido pela iniciativa privada no Brasil, reconhecido por pesquisas acadêmicas e, como parte do Sistema de Gestão Ambiental do empreendimento, certificado pela norma ISO 14001.

A Associação recolhe os materiais previamente separados nas residências e comércio levando-os para a Central de Triagem da Riviera. Ali são separados papéis, papelão, plástico, vidro, metais, eletrônicos, lâmpadas e outros recicláveis. Os papéis, papelões e latas são prensados e enfardados para otimizar a destinação. Ao atingir o volume necessário, os materiais são colocados em caçambas, as quais são transportadas até as empresas que realizam a reciclagem.

A Associação dos Amigos da Riviera também faz a coleta dos resíduos vegetais, a exemplo dos restos de podas e aparas. A preocupação estende-se no pensar no seu transporte, sendo os resíduos picados para redução de volume e otimização da entrega na destinação final, considerando produção de composto orgânico ou biomassa.

O valor gerado por essa atividade de economia circular é revertido para a Fundação 10 de Agosto, entidade sem fins lucrativos, responsável por promover ações de educação e qualificação profissional em Bertioga, contribuindo para o desenvolvimento da cidade.

Acesse o vídeo e confira os detalhes sobre a gestão de resíduos na Riviera: Link

Desenvolvimento sustentável

A Riviera de São Lourenço recolhe e da destinação correta aos resíduos sólidos, revertendo a receita da venda para projetos do Terceiro Setor voltados à comunidade. Em 2022, foram recolhidas, triadas e vendidas 467 toneladas de resíduos. Totalizando 204,36 toneladas de papel, 69,78 de plástico, 17,20 de metais e 175,71 de vidro.

Até maio de 2023, foram 181 toneladas de resíduos, além de 4.764 metros cúbicos de resíduos vegetais. A coleta seletiva é atualmente operacionalizada pela Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço, iniciativa 100% privada, parte do programa de gerenciamento de resíduos do bairro.

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24