Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Não me perturbem mais

Da Redação

Quem nunca recebeu uma ligação de telemarketing oferecendo serviços? Os telefonemas acontecem em qualquer horário, no fim de semana e até feriados e, em alguns casos, várias vezes ao dia. Hoje, muitas chamadas são gravadas e, quando atendemos, elas desligam automaticamente. De acordo com a Anatel, em média um terço das ligações indesejadas são para oferecer serviço relacionado às telecomunicações.

Considerado de baixo custo, o telemarketing passou a ser um dos canais preferidos pelos estabelecimentos. Com o alto número de reclamações, foi necessário buscar uma solução para o problema. O “Não me Perturbe” foi uma proposta apresentada à Anatel, aprovada e formalizada pelo órgão. Esta plataforma é um banco de dados único em que as pessoas podem se cadastrar para não serem incomodadas. O bloqueio pode levar 30 dias corridos após a solicitação. As instituições que descumprirem as regras podem ser advertidas ou receberem multas.

Na verdade, nem deveria ser necessário esse cadastro. As instituições deveriam respeitar o nosso ‘não’ na hora da própria chamada. Há cerca de um ano o Diário do Rio informou sobre este descaso. A questão revela que ainda temos um longo caminho na busca dos nossos direitos. Haja paciência!

Confira também

Nosso canal

Solenidade Centenário Casa do Minho