Foram estabelecidas 2.541 novas empresas de capital estrangeiro em Shanghai, centro financeiro da China, durante o primeiro semestre de 2023, um aumento anual de 63,3%, mostram dados do Departamento Municipal de Estatísticas.
Durante o período, a utilização real de capital estrangeiro na cidade ultrapassou US$12,7 bilhões, um aumento anual de 7,1%. Entre os investimentos, cerca de 96,2% foram para o setor terciário, um aumento de 6,1% ante o mesmo período de 2022, informou o órgão.
A maior parte do capital estrangeiro foi utilizada em tecnologia da informação, pesquisa científica e serviços de tecnologia, bem como nas indústrias de leasing e serviços empresariais. A Região Administrativa Especial de Hong Kong, Cingapura e Japão ficaram entre os três primeiros em termos de quantidade real de investimento estrangeiro utilizado em Shanghai no primeiro semestre.
Shanghai solidificou sua posição como destino preferencial de investimento estrangeiro e continua mantendo sua posição como a cidade com a maior concentração de sedes regionais e centros de P & D financiados por estrangeiros de corporações multinacionais na parte continental chinesa.
Até junho, Shanghai abrigava 922 sedes regionais de corporações multinacionais e 544 centros de P & D financiados por estrangeiros, de acordo com estatísticas da Comissão Municipal de Comércio.