Mostrar as oportunidades de negócios para empreendedores brasileiros em Portugal foi o eixo da participação do presidente em exercício da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra), Mario Scangarelli, no Atlantic Connection 2023 – evento que visou fomentar negócios e parcerias entre empresas e startups dos dois países – nesta sexta-feira, 18, em São Paulo. O executivo destacou a economia azul, uso sustentável dos recursos hídricos para a geração de riquezas, muito desenvolvida e valorizada pelos europeus.
No painel “A maior imersão empresarial de Portugal para negócios brasileiros”, Scangarelli vai se juntou a outros nomes importantes do ecossistema de empreendedores para discutir a situação atual e as perspectivas para a expansão dos negócios no futuro. “Portugal é um país muito receptivo aos brasileiros, com uma economia forte em serviços, inovação e sustentabilidade. Temos muitas empresas aqui com grande potencial de exportação, mas que não sabem como começar o processo. É preciso desenvolver suas vocações e internacionalizar suas marcas, produtos e serviços”, destaca o gestor.
Scangarelli liderou a Missão Empresarial Rio-Lisboa, em julho do ano passado, levando 16 investidores e executivos brasileiros a mais de 20 eventos e visitas técnicas em território português. A Cisbra conta com um escritório em Lisboa com a missão de apoiar a internacionalização das empresas brasileiras, buscando parceiros e mercados na Europa, ajudando na articulação e aproximação com agentes públicos e oferecendo estrutura no exterior.
Sobre Mario Scangarelli
Formado em Administração e Marketing de Empresas, pós-graduado em Marketing Internacional, mestre em Assuntos Econômicos e em Diplomacia e Relações Internacionais.
Diplomata com mais de 20 anos de experiência em planejamento e desenvolvimento de projetos em comércio exterior, com ênfase em promoção comercial internacional e relações internacionais. Hoje, sua missão é a internacionalização de empresas brasileiras e a captação de investimentos para empresas no Brasil.
Autor de dois livros sobre comércio exterior: A Logística do comércio exterior brasileiro, o impacto do certificado de origem no cenário internacional e Marketing internacional, uma visão para o futuro do empreendedor brasileiro.
Atualmente, Scangarelli é presidente em exercício da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra) e vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Caerj), além de cônsul da Etiópia no Estado do Rio de Janeiro.
Sobre a Cisbra
Secular na defesa do país, a Cisbra promove o comércio exterior brasileiro, uma câmara multisetorial e multilateral que representa e expressa sua opinião de forma independente. A instituição desenvolve parcerias estratégicas com as três esferas de governo, representações diplomáticas, câmaras de comércio e governos estrangeiros, aproximando o Brasil do mundo.
Em 1925, um grupo de empreendedores fluminenses, decidiu fundar uma entidade para representar e advogar os interesses do comércio e da indústria local. Nascia o Centro do Comércio do Brasil. Em 2009, a entidade passou a se chamar Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra), e foi criado o Sistema Cisbra, integrado por diversas câmaras de comércio locais, como a Câmara de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro (Caerj) e a Câmara de Comércio e Indústria de São Paulo (Caesp).