Neste domingo (23) a equipe brasileira de Rainbow Six Siege Ninjas in Pyjamas foi a campeã do principal torneio da Ubisoft de nível mundial, denominado Six Invitational. Com elenco de Murilo “Muzi”, Gustavo “Psycho”, João “Kamikaze”, Gabriel “Pino”, Julio “Julio” e o técnico Dyjair “Mity” foram os encarregados de levantar o grande martelo.
Inicio de tudo
Essa história começou lá trás, quando o campeonato foi adiado por conta da pandemia do Covid-19, impossibilitando a entrada de outros países na sede do campeonato, que foi em Paris, na França. Alguns meses depois, a Ubisoft lançou uma nota em que deixava dúvidas sobre a participação dos brasileiros no campeonato, já que o governo da França não permitia voos do Brasil para o país.
Em meio ao campeonato Elite Six, um torneio continental de Rainbows Six, a Ubisoft lançou outra nota, só que dessa vez com a notícia boa de que os brasileiros iriam embarcar no campeonato. Até que chegou o dia do campeonato e os brasileiros se preparavam para o grande triunfo do cenário para o mundo.
Fase de grupos e fase eliminatória
Iniciou a fase de grupos com as equipes europeias e norte americanas dando bastante trabalho para os brasileiros, mas não foi motivo para derruba-los. As equipes Team Liquid, Faze Clan, Team One, Furia, NiP (Ninjas in Pyjamas) e MIBR, conseguiram se classificar para os Playoffs. Agora, com as chaves divididas em “Upper” e “Lower” em um modelo MD3 (melhor de três), apenas quatro organizações brasileiras iniciaram na chave Upper, sendo elas Team Liquid, Faze Clan, MIBR e NiP (Ninjas in Pyjamas).
Na chave de cima, tivemos as principais equipes do campeonato sendo rastejadas pelos brasileiros e a equipe norte americana Oxygen eliminando a equipe europeia Empire, da chave de cima, e a jogando para a repescagem.
Na primeira rodada da repescagem, tivemos também grandes equipes sendo eliminadas. A Team One tirou a atual campeã Spacestation Gaming do campeonato, por 2 a 1, e a Parabellum eliminou a campeã do Six Invitational de 2019, a equipe G2, por 2 a 0.
Não dá para negar o quanto esse campeonato foi emocionante para o cenário do Rainbow Six Siege e para o cenário brasileiro, tendo desempenhos incríveis em equipes que ninguém dava nada fazendo um ótimo trabalho no torneio.
Infelizmente, na segunda rodada do campeonato, Team One e a Furia se despediram da França, deixando quatro equipes brasileiras para representar. Team Liquid sendo eliminada da chave de cima indo para repescagem logo na primeira rodada da fase eliminatória para o MIBR, por 2 a 0, enfrentou uma longa jornada para chegar até a final.
A cavalaria enfrentou a Parabellum, Empire, Faze Clan, TSM e o MIBR. Tem que se dizer que a Team Liquid fez uma bela performance no Six Invitational deixando os brasileiros com o coração quentinho e cheio de emoções.
Já na chave dos vencedores, temos que falar da nossa campeã do torneio de 2021, a Ninjas in Pyjamas, demonstrando para o que veio e sendo campeã invicta da fase eliminatória. Em sua primeira rodada, os ninjas enfrentaram logo de cara a BDS, principal time da França que era favorita para vencer o campeonato. Em um confronto acirrado, os franceses perdem de 2 a 1 para os ninjas. Depois, os ninjas enfrentaram os brasileiros. Sem muitas dores de cabeça e sem dar muitas chances para o seu rival, a NiP derrotou a Faze Clan por 2 a 0.
A final brasileira do Six Invitational
Com a Ninjas in Pyjamas eliminando todos a sua frente, chegou seu momento de disputar para chegar na final do campeonato e, assim, garantindo o seu segundo lugar e ainda um ponto de vantagem.
Seu confronto foi com o MIBR, podendo se dizer assim que foi um confronto e tanto. Ambas focadas, as duas equipes foram bastante determinadas para esse duelo, mas só uma poderia sair como vencedora da chave dos vencedores. Não sendo diferente e com bastantes emoções, a Ninjas in Pyjamas vence o MIBR por 2 a 1.
Na quinta rodada da fase eliminatória, o confronto poderia definir uma final entre brasileiros e essa responsabilidade ficou nos ombros da Team Liquid, enfrentando a TSM, uma equipe que mesmo indo para a chave de repescagem logo de inicio também mostrou resistência eliminando a Mkers e a BDS do torneio. Agora no jogo que poderia provar a força da região brasileira, a TSM enfrenta a cavalaria. Em uma luta emocionante, a Team Liquid se mostrou forte e consistente, virando o jogo a seu favor, e acabou eliminando a TSM do campeonato por 2 a 1, assim trazendo independente do time, o prêmio mundial da ubisoft para o Brasil.
Por conta da repescagem, o MIBR enfrentaria na final da Lower a equipe Team Liquid e, com um espírito de poder retribuir o que tomou no inicio dos Playoffs, a Liquid massacrou o MIBR na final de repescagem por 2 a 0, sendo assim definitivo o jogo da Team Liquid contra a Ninjas in Pyjamas.
Campeonato com alegrias e tristezas
Durante a fase eliminatória, o Brasil recebeu a triste notícia de que o pai do jogador brasileiro Luccas “Paluh” Molina veio a falecer. O jogador relatou em meio a rede social do Twitter. Paluh chegou a conversar com seu pai e sabia que foi internado, mas não sabia que o caso dele estava grave. O pai demonstrou ser forte para filho não desistir.
Hoje acho que foi o dia mais dificil da minha vida, desde o inicio dos playoffs recebi a noticia de que meu pai havia sido internado pois estava com muita dor, falei com ele e ele parecia forte, que tava melhorando mas na verdade ele usava tudo pra parecer forte e não mostrar
— Luccas Molina (@Paluh_R6) May 22, 2021
Jonathan Oliveira
Designer gráfico, fotógrafo e diagramador do Jornal DR1
jonathanoliveira@jornaldr1.com.br