A preservação do oceano é o tema central da exposição gratuita Niterói na Década do Oceano, que será aberta ao público, no Caminho Niemeyer. A exposição ficará na cúpula do Caminho Niemeyer, até 9 de outubro, devendo seguir, no início de 2023, para o Museu de Arte Contemporânea (MAC), também em Niterói, e para o Rio de Janeiro, em local que ainda está sendo definido.
O Caminho Niemeyer está localizado na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, sem número, região central de Niterói. A mostra ficará franqueada à visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h. A classificação é livre.
A programação é dividida em cinco frentes: a exposição de quadros da série Mares e Corais, com 37 pinturas da artista visual niteroiense Cris Duarte, e artes digitais; área imersiva com projeções de imagens e sons do oceano dentre outros.
Nos dias 24 e 25 de setembro, serão comemorados os 30 anos do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Maqua-Uerj), com destaque para a Vida Marinha.
No sábado seguinte, primeiro de outubro, véspera do primeiro turno das eleições, o foco será o Cinema do Mar, com exibição de vários filmes, no auditório.
A programação pode ser acessada no site (https://www.sympla.com.br/evento/niteroi-na-decada-do-oceano/1711033).