Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Nosso Planeta: A fraude na reciclagem dos plásticos

Foto: Himanshu Bhatt/NurPhoto via Getty Images

A poluição plástica é uma das crises ambientais mais graves que o mundo enfrenta atualmente. Entre 1950 e 2015, mais de 90% dos plásticos foram depositados em aterros, incinerados ou vazaram para o meio ambiente. Anualmente são produzidas 400 milhões de toneladas de plástico. Os resíduos já são onipresentes em nossas vidas,  está  no ar que respiramos, nos alimentos que comemos e na água que bebemos. Já há estudos que estimam que ingerimos até cinco gramas ou o equivalente a um cartão de crédito de plástico por semana.

Algumas das maiores empresas de petróleo e gás estão entre as 20 empresas petroquímicas responsáveis por mais da metade de todos os plásticos descartáveis gerados globalmente.

Acontece que relatório divulgado recentemente pelo CENTER for CLIMATE INTEGRITY afirma que as empresas petrolíferas produtoras de plástico mentiram durante mais de 60 anos sobre a viabilidade da reciclagem do plástico em larga escala, causando a grande crise dos resíduos plástico pelo qual o mundo vem passando na atualidade.

Segundo o relatório , as empresas petroquímicas usaram a falsa promessa da reciclagem do plástico apenas para aumentar exponencialmente a produção de plástico virgem ao longo das seis décadas, dando origem à crise global que conhecemos. Ainda de acordo com o CCI, as empresas petroquímicas já tinham conhecimento que a reciclagem não poderia continuar indefinidamente e que a mesma não resolveria o problema da geração dos resíduos sólidos. O estudo apresenta documentos inéditos sobre a indústria do plástico nos EUA que mostram limites da reciclagem.

Para o Procurador-Geral da Califórnia, a campanha das empresas para enganar o público sobre a reciclagem de plástico teria violado leis destinadas a proteger os consumidores da má conduta corporativa e da poluição.

Não bastasse as ações nos tribunais por fraude climática, agora as petroleiras passarão a ser processadas também por fraude na reciclagem dos plásticos.

Confira também

Nosso canal

Mulheres que Fazem a Diferença