Jornal DR1

Nosso Planeta: Levedura de cerveja pode ser usada para reciclar metais pesados 

Em 2019 o mundo gerou o equivalente a quase 54 milhões de toneladas de lixo eletrônico e a previsão é que em 2030 este número alcance 74 milhões de toneladas. A complexidade deste tipo de material faz com que a sua reciclagem seja complicada. A sua recuperação não só reduziria o impacto ambiental mas também nos permitiria recuperar os componentes minerais usados em sua fabricação, minimizando o uso de recursos naturais para novos componentes. 

Em um estudo publicado na revista Frontiers in Bioengineering and Biotechnology, pesquisadores austríacos descobriram que o lodo residual da levedura pode ser usado para se ligar aos metais de resíduos eletrônicos, o que sugere potencialidade para ser usado na reciclagem dos resíduos eletrônicos.

Os pesquisadores enxaguaram, congelaram, secaram e moeram 20 litros de resíduo com levedura inativa de uma cervejaria. Em seguida, eles adicionaram um pouco do fermento a soluções contendo uma mistura feita em laboratório de alumínio, cobre, níquel e zinco e, em seguida, adicionaram um pouco a soluções com esses mesmos metais lixiviados diretamente de placas de circuito impresso descartadas. Após cada tentativa, os cientistas extraíram a levedura e mergulharam em banho ácido para remover os metais, deixando a levedura pronta para outra rodada.

Segundo a equipe, este método oferece uma alternativa sustentável em comparação com os métodos de extração existentes, que consomem muita energia e liberam vapores tóxicos.

O baixo preço e a abundância da levedura poderão tornar a técnica relativamente viável em grande escala para a reciclagem de lixo eletrônico. 

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24