Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

Nosso Planeta: Painéis solares e o seu indesejado legado

Na corrida planetária para uma transição energética de baixo carbono, centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo, inclusive este que escreve esta coluna, estão instalando ou já instalaram painéis solares de maneira a contribuir com meio ambiente.
Acontece que, apesar do aumento no número de painéis solares fotovoltaicos para a geração de energia limpa ter aumentado nos últimos 10 anos, ainda faltam legislações eficazes de gerenciamento destes resíduos quando chegarem no fim da vida útil em diversos países.
Atualmente cerca de 80 milhões de painéis solares estão instalados na Austrália, o que representa 24,4% de participação no mercado de fontes de energia renovável, superando a geração de energia de gás fóssil, que é de 20%. Mas toda esta energia renovável, pode começar a causar um grande impacto ambiental daqui a 20 anos.
Um novo estudo liderado pela University of South Australia, e publicado agora na revista AIMS Energy, revista especializada em tecnologia e ciência, alerta para a ausência de políticas públicas do governo australiano, para incentivar os produtores a projetarem painéis solares que possam ser mais facilmente recicláveis se estiverem danificados ou fora da garantia. A indústria estima que até 2040, o volume cumulativo de resíduos de painéis solares na Austrália desmontados chegue a 2 milhões de toneladas.
No mundo, as projeções são de 3 bilhões de painéis instalados, o que irá gerar algo em torno de 60 milhões de toneladas de resíduos até 2035.
Uma das soluções poderia ser a mineração urbana, já que os painéis contêm Silício, elemento químico que serve de condutor e é usado em chips de computadores. Considerando 3 bilhões de painéis instalados, estamos falando de algo em torno de 1,8 milhões de toneladas de silício que poderiam ser recuperados, gerando um valor de 7 bilhões de dólares.
Para evitar este ‘legado” indesejado de resíduos, precisamos cobrar não só legislações eficazes de gerenciamento mas cumprimento das leis.

Confira também

Nosso canal

Podcast casa do Garai Episódio #20