Jornal DR1

Novo símbolo internacional de acessibilidade valoriza autonomia e inclusão

Reprodução

O novo símbolo internacional de acessibilidade foi oficialmente adotado e apresenta uma figura humana estilizada, de braços abertos, transmitindo movimento, autonomia e inclusão ampla. A inovação representa um passo importante na evolução da linguagem visual, superando a tradicional imagem de uma cadeira de rodas ainda que em movimento, e abraçando uma representação mais universal e engajada .

A obra, desenvolvida sob coordenação da ONU em parceria com entidades de pessoas com deficiência, inspira-se no Homem Vitruviano, de Da Vinci, valorizando equilíbrio, simetria e dignidade humana para todas as condições . O design foi selecionado por grupos focais que prezam por igualdade plena no acesso a informação, serviços, tecnologias e espaços físicos .

Entre seus objetivos, estão combater estigmas associados a imagens estáticas de deficiência e reforçar a mensagem de que a deficiência não é sinônimo de imobilidade, mas de pluralidade de capacidade e inclusão . O símbolo será utilizado em sinalização urbana, documentos internacionais de acessibilidade, websites, transporte e espaços públicos, contribuindo para uma cultura visual mais acolhedora e representativa .

A nova abordagem sinaliza uma mudança conceitual essencial: acessibilidade não se limita à adaptação física, mas envolve cidadania plena, participação ativa e respeito à diversidade humana. Com esse símbolo, a mobilização cultural antecede mudanças estruturais, inspirando políticas públicas mais conscientes e inclusivas – afinal, para ser universal, a acessibilidade precisa transcender imagens e transformar realidades.

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded