Na primeira semana de junho de 2024, Fredi Jon recebeu uma chamada de vídeo pelo whatsapp.
Eram três pessoas, duas mulheres e um homem, de idades variadas, eles explicam para o nosso seresteiro que uma coisa os unia, a primeira professora. Sim, todos haviam sido alfabetizados pela professora Josefa. Uma senhorinha que iria completar 70 anos e que ainda lecionava, mas infelizmente uma queda fez com que a professora começasse a pensar na aposentadoria, já que teria de fazer algumas cirurgias no joelho e isso a impossibilitaria de continuar dando aulas.
Um grupo de antigos alunos resolveu se reunir para fazer uma homenagem para a tão amada professora.
Eles já tinham tudo em mente, queriam voz, violão e um saxofone para tocar duas músicas muito importantes para eles.
Assim foi feito, na última sexta feira do mês de junho ao meio dia a trupe estava a postos na porta da escola.
Alguns minutos depois, aparece a senhorinha com uma bengala amparada por um de seus antigos alunos, no mesmo instante Fredi e o saxofonista entram no estacionamento tocando e cantando “Amigos para Sempre”.
Nunca vimos alguém tão feliz. Essa mulher sorria, batia palmas cantando junto, e o aluno que a trouxe estava se debulhando em lágrimas, vocês tinham que ver. Mais tarde ficamos sabendo que aquele aluno havia “adotado” a professorinha, ela não tinha parentes e ele só tinha a mãe, que era cinco anos mais velha que a senhorinha, então resolveu cuidar daquela que o tinha ensinado a ver o mundo de uma forma mais divertida.
Mas voltando a serenata, assim que nosso seresteiro terminou a música, ela quis se aproximar dos músicos para agradecer.
Mas nem deu tempo porque nesse momento várias pessoas começaram a entrar no estacionamento da escola, eram crianças, adolescentes e adultos, todos alunos de Josefa, carregando balões brancos e cantando a música em coral, a trupe da serenata se juntou a eles e foi linda a homenagem.
As pessoas dos prédios vizinhos da escola foram para as sacadas, uns filmavam, outros aplaudiam e alguns ajudavam a cantar…
E no final da música todos soltaram balões. Aí não teve jeito pessoal, a professorinha caiu, mas dessa vez, foi no choro, recheado de alegria, contentamento e gratidão.
Um agradecimento merecido a quem ajudou a construir o futuro de cada um presente naquela homenagem.
Seja feliz professora Josefa!