Jornal DR1

O fascínio das trilhas sobre duas rodas

As motos simbolizam juventude e, em algumas épocas, rebeldia. Um veículo que faz parte da imaginação das pessoas e para aqueles que gostam não representa tão somente, um meio de locomoção, mas uma devoção apaixonada por seus admiradores.

Pilotar uma moto, para muitos é uma satisfação e para os amantes deste meio de transporte, ser motociclista é um estilo de vida. Alguns optam pelo estilo esportista, participando de competições; outros a utilizam como meio de transporte e para um número, cada vez mais, crescente de pessoas considerados estradeiros, optam por viajarem
sozinhos ou por se juntarem a moto-clubes, para curtirem e se aventurarem nas estradas. Categoria de motos de aventura e trail tem aumentado ao longo dos anos para abranger motos de todas as formas e tamanhos, com um amplo espectro de aplicações pretendidas. Enquanto algumas motos são cuidadosamente projetadas para se sobressair na sujeira com o sacrifício do desempenho em rodovias, outras exibem os atributos inversos.

Por conta de sua Geografia, os motociclistas que desejam se aventurarem na região de Miguel Pereira, Paty do Alferes, Vassouras e Petrópolis tem a possibilidade de percorrer trilhas, extremamente, técnicas que cruzam a Mata Atlântica com sua exuberante beleza, fazer travessias por riachos e pedras, passar por plantações de tomates e pimentões, construções antigas e históricas, e por povoados rurais. Roteiros de terrenos acidentados, subidas e obstáculos naturais para se
percorrer, aproveitando o máximo cada quilômetro.

Existem vários grupos que se reúnem para fazer trilhas. A grande vantagem é que, geralmente, existem pilotos que podem dar dicas valiosas, assim com outros com diferentes habilidades (como médicos, enfermeiros, engenheiros, mecânicos, etc…) além, claro, de fazer novas amizades. É muito importante, também, que o primeiro e o último da fila sejam pilotos experientes, um pode mostrar o caminho e o outro pode prestar socorro a quem se acidentar.

É bom, sempre, lembrar que trilha não é competição, mas uma forma de se divertir e ficar mais perto da natureza. Por isso antes de pegar sua moto e sair por aí, deve-se tomar algumas precauções que poderão diminuir o risco de imprevistos e tornar o programa mais agradável.

Algumas dessas trilhas são roteiros consagrados, não somente para moto trail, mais também para cavalgadas, moutain bike e passeios a pé.

O Jornal DR 1 gostaria de agradecer a Paolo motos pelas informações

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded