Jornal DR1

O impacto da guerra Hamas x Israel nas crianças de Gaza

Cerca de 40% de todos os mortos na faixa de Gaza são crianças, segundo autoridades palestinas

 

Desde o início do bombardeio de retaliação de Israel após os ataques de 7 de outubro, 2.360 crianças morreram e 5.364 ficaram feridas na Faixa de Gaza, sendo as principais vítimas destes atentados, segundo a ONU. 

Em Israel, mais de 30 crianças foram mortas pelo Hamas desde o início da atual guerra, e dezenas permanecem em cativeiro na Faixa de Gaza, segundo o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Segundo a diretora regional da Unicef para o Oriente Médio, Adele Khodr, “o assassinato e a mutilação de crianças, o sequestro de crianças, os ataques a hospitais e escolas e a negação do acesso humanitário constituem graves violações dos direitos das crianças. A taxa de mortalidade e ferimentos de crianças é simplesmente impressionante”.

Segundo a ONU, toda a população de Gaza, com aproximadamente 2,3 milhões de pessoas, enfrentam a escassez de água que causa graves consequências principalmente para as crianças, cerca de 50% da população. Isso porque a maioria dos sistemas de água foram gravemente afetados e tornaram-se inoperacionais.

A tensão entre Israel e a ONU alcançou um novo patamar na última terça-feira (24), quando o governo israelense anunciou que iria recusar vistos de entrada a funcionários da organização. 

Confira também

Nosso canal

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded