O “The Maze” é considerado a maior obra de arte a céu aberto da cidade
Um passeio fora do óbvio para fazer no Rio é o “The Maze” que em inglês significa “o labirinto” e é considerado a maior obra de arte a céu aberto da cidade. Depois de dois anos de portas fechadas, o mirante The Maze Rio reabriu. O lugar é extremamente fotogênico e caiu no gosto dos turistas pela vista maravilhosa que tem do Pão de Açúcar do seu terraço de mosaicos.
Mas a verdade é que o The Maze é muito mais que isso. É um restaurante, local de show de jazz, centro de cultura e arte, e hostel. O The Maze fica na comunidade Tavares Bastos, acessada pelo bairro do Catete, zona sul do Rio.
O fato de ficar localizado em uma comunidade acaba assustando muitos turistas que pensam em visitar o The Maze, mas ficam inseguros com a reputação de outras comunidades. Se esse é o seu caso, não se preocupe, pois essa comunidade e o mirante são lugares bem seguros.
O melhor jeito de chegar até o The Maze é através do transporte público. Perto do mirante, existem pouquíssimos lugares para estacionar o carro na subida do morro. Por isso, não é recomendado essa opção (apesar de ser possível). A melhor é ir de metrô. Veja como:
- Desça na estação do Catete e saia pela saída A.
- Contorne a estação e siga por essa rua até cruzar com a Rua Correa Dutra.
- Siga a rua no sentido dos carros até o final, quando ela cruza com a Rua Bento Lisboa. Olhando para a esquerda, do outro lado da rua, você já vai ver a entrada para a Rua Tavares Bastos.
- Naquela esquina, procure pelas vans de transporte coletivo que te levam até o topo da comunidade.
Uma vez que você tiver chegado nessa esquina da Rua Tavares Bastos, você vai ver o transporte coletivo que sobe o morro e te deixa lá em cima. A passagem custa R$3,50 por trecho (leve dinheiro). Desça no ponto final.
A partir daí, é só seguir pelo beco em uma reta até o The Maze. Você vai ver que tem indicações nos postes ao longo do caminho todo. Se você tiver alguma dúvida, é só perguntar para qualquer morador porque todo mundo conhece o local. São apenas 5 minutos de caminhada, é bem pertinho. A entrada é apenas R$15 e pode ser feita com pix.