Jornal DR1

JORNAL DR1

Edições impressas

O poder do peixe contra gripe

Os consumos dos nutrientes certos são essenciais para prevenir doenças. Para você se livrar da gripe, alguns alimentos fortalecem o sistema imunológico e ajudam a acelerar a recuperação.

É importante manter uma alimentação equilibrada, seguindo uma dieta rica em vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes para deixar o sistema de defesa mais resistente a vírus e bactérias. Assim, seguimos nos defendendo de diversas viroses.

O leite e seus derivados são excelentes fontes de cálcio. O alho e a cebola, além de serem ótimo em trazer sabor para as comidas, são alimentos apropriados na prevenção de doenças e na manutenção do organismo saudável, contribuindo também para que vias respiratórias se mantenham abertas e descongestionadas. O própolis, produzido pelas abelhas, é um poderoso antioxidante com ação antibiótica, possui ação antibacteriana e antiviral, contribuindo no combate do vírus da gripe. Através do limão, cenoura e frutas cítricas, obtemos a vitamina C, que é um importante componente na fortificação da defesa do corpo. O gengibre e as oleaginosas, como nozes e amêndoas, têm um efeito anti-inflamatório que contribui no combate contra as viroses.

Em destaque temos que evidenciar o pescado que, além de saboroso, enriquece a mesa, combinando perfeitamente com todos os ingredientes citados, incluindo nessa dieta as proteínas dentre todos os demais elementos responsáveis e importantes para estruturar e fortalecer o sistema imunológico de proteção. Peixes são ricos em ômega 3, contêm ácidos graxos, sendo também fontes de outros antioxidantes, como o selênio e vitamina E.

Diferente dos animais e aves, o peixe raramente é hospedeiro de vírus gripais. Portanto, o peixe fresco industrializado é uma carne saudável para o consumo e importante no processo de amparo ao nosso organismo.

Apesar dos alimentos citados não sejam medicamentos alopáticos, tem certamente uma participação importantíssima no combate às doenças viróticas através de seus nutrientes que fortalecem o sistema imunológico.

Beber muito líquido e consumir peixes como salmão, sardinha e atum, ajudam a combater a inflamação crônica do organismo melhorando os sintomas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Isso ocorre porque os peixes são ricos em enzimas que possuem um papel anti-inflamatório e nos ajudam a proteger os pulmões.

Confira também

Nosso canal

Mulheres Extraordinárias