Jornal DR1

O Rio 0800 – Parte 2

Mais um capítulo da saga em que é possível passear pela cidade gastando muito pouco ou quase nada

Para passear com a família, amigos, namoro(a) ou até mesmo sozinho, o que não falta no Rio de Janeiro são lugares belíssimos, “instagramáveis” e o melhor de tudo, gratuitos. Não é preciso fazer o bolso sofrer para fazer um programa divertido ou relaxante. Confira mais algumas dicas que o carioca pode até conhecer, mas esquece na hora de planejar um passeio:

1 – Praia de Ipanema

Dispensa apresentações. É uma das praias mais famosas do Brasil e do mundo, cenário da Bossa Nova e imortalizada na música “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Com 2 KM de extensão, a praia é point certo na Zona Sul, principalmente nos dias de sol. É um lugar onde se encontram todos os credos e povos, tanto dos demais cantos da cidade, quanto os do Brasil e do mundo.

Evento certo na Praia de Ipanema é ver o pôr do sol do Arpoador: tão lindo e emocionante que sempre arranca aplausos de quem assiste. Se consegue acordar cedo, ver o nascer do sol em Ipanema também é uma experiência arrebatadora.

A praia é de fácil acesso por ônibus e o Metrô Jardim de Alah. A visita em si é gratuita e caso não queira comprar comida, pode levar lanches de casa. Mas lembre sempre de recolher o lixo na saída. A segurança também merece cuidado redobrado, não deixe celulares e carteira amostra e os guarde com cuidado.

2 – Theatro Municipal RJ

Figura icônica da Cinelândia, não há quem não o conheça, porém, talvez nem todos já tenham visitado. Construído em 1909, este magnífico edifício de estilo eclético exibe uma imponente fachada ornamentada e um interior deslumbrante, repleto de detalhes luxuosos. Além de sua beleza arquitetônica, o Theatro Municipal é reconhecido por sua programação diversificada, que inclui óperas, balés, concertos e peças teatrais de renome internacional. Para os amantes das artes cênicas, uma visita a este icônico teatro proporciona uma experiência cultural inesquecível, mergulhando nas ricas tradições artísticas do Rio de Janeiro.

Todavia, é possível visitar o espaço apenas para conhecer o prédio e sua história através de visitas guiadas. Desta lista, é o único passeio cujo ingresso tem valor: R$ 20 a inteira e 10 a meia. Graças a uma parceria com o Retiro dos Artistas, levar 1KG de alimento não perecível também garante a meia entrada.

O acesso para o Theatro Municipal é bem simples: as estações de metrô e VLT da Cinelândia.

3 – Real Gabinete Português de Leitura

Próximo ao Teatro João Caetano na Praça Tiradentes, fica uma das bibliotecas que é considerada uma das mais belas do mundo, o Real Gabinete Português de Leitura. Como instituição, foi fundado em 1837 por um grupo de 43 imigrantes portugueses que tinham o desejo de promover a leitura e a cultura na cidade. Esta foi uma das primeiras associações de tal comunidade no Rio de Janeiro.

Contudo, seu edifício foi construído entre 1880 a 1887, pelo arquiteto português Rafael da Silva e Castro, que adotou o estilo neomanuelino em seu desenho. Tal estilo arquitetônico evoca o exuberante estilo gótico-renascentista, que remete à época dos Descobrimentos portugueses. Seu nome é referência ao reinado D. Manuel nesta época. O Imperador Dom Pedro II lançou a pedra fundamental da biblioteca, enquanto a Princesa Isabel e seu marido Conde d´Edu fundaram oficialmente o prédio do gabinete de leitura.

Localizado na Rua Luís de Camões, nº 30, o gabinete possui um interior deslumbrante, que lembra muito a exuberante biblioteca da animação ‘A Bela e a Fera’ (1992). Impossível não cair o queixo. O melhor de tudo é que é gratuito e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 10h ás 17h. É possível acessar pelas linhas de ônibus que passam pela rua Senhor dos Passos ou pelo VLT, estação Tiradentes.

4 – Feira do Rio Antigo

Ainda no Centro da Cidade, este passeio é datado, portanto, preste atenção: todo primeiro sábado do mês acontece a Feira do Rio Antigo, que fica conhecida Rua do Lavradio, que também leva o mesmo nome da rua. Trata-se da feira mais antiga que se tem no Rio de Janeiro. Com cerca de 400 expositores, a feira possui antiquários, bares e restaurantes que fazem parte do comércio local, com uma infinidade de barraquinhas que oferecem peças artesanais originais e criativas.

O passeio em si é gratuito, mas também é um ode às compras, cujas as barraquinhas atraem todos os públicos e credos. Pela Rua do Lavradio ser repleta de edifícios históricos, bares e restaurantes tradicionais, caminhar por essa feira é uma verdadeira máquina do tempo, em que o passado e o presente se encontram. Com uma simples lembrancinha, você não sai!

É possível chegar na feira usando carro, ônibus ou a Estação Carioca do metrô

Confira também

Nosso canal

RADIO DR1 - PROGRAMA INSPIRA AÇÃO - 22 NOV 24