“Canta, canta minha e gente” e “Disparada” relembre quem foi o dono destes sucessos
Jair Rodrigues Oliveira foi um dos grandes intérpretes da música popular brasileira. O cantor começou sua carreira musical na década de 1950, inicialmente como crooner de boates.
Sua voz potente e carisma logo o destacaram, e Jair se tornou um dos ícones da música popular brasileira. Seu estilo único combinava influências do samba, bossa nova e música popular internacional.
Jair ganhou destaque nacional e internacional durante os anos 1960 e 1970, especialmente com sucessos como “Disparada” (em parceria com Geraldo Vandré), que ficou conhecida como uma das músicas mais importantes do movimento da Jovem Guarda. Nesse período, o artista realizou turnês pela Europa, Estados Unidos e Japão. Além disso, sua participação no Festival de Música Popular Brasileira (FMPB) foi marcante, contribuindo para a consolidação de sua carreira.
No início da década de 60, ele tentou o sucesso na capital do estado e acabou por participar de programas de calouros na televisão. Com o lançamento do primeiro LP, “O samba como ele é”, em 1964, fez algum sucesso com o samba “O morro não tem vez”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
Porém, foi cantando em boates, o samba “Deixa isso pra lá”, de Alberto Paz e Edson Menezes, que ele conseguiu um grande sucesso e gravou o seu segundo LP, “Vou de Samba com Você”, ainda em 1964. Em 1965, Elis Regina e Jair Rodrigues fizeram muito sucesso com sua parceria em “O Fino da Bossa”, programa da TV Record.
Em 1971, gravou o samba-enredo “Festa para um Rei Negro”, da Acadêmicos do Salgueiro, do Rio de Janeiro. Jair interpretou ainda sucessos sertanejos como “O Menino da Porteira”, “Boi da Cara Preta” e “Majestade o Sabiá”. Nas décadas seguintes, sua produção diminuiu de volume. Entretanto, Jair Rodrigues continuaria conhecido por sua grande energia e sua alegria contagiante.
Jair Rodrigues morreu repentinamente no dia 8 de maio de 2014 na sauna de sua casa, em Cotia, na Grande São Paulo, em decorrência de um infarto agudo do miocárdio.