Cobra Grande, obra do artista Frederico Filippi, estreou no Jardim das Esculturas do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, no Parque Ibirapuera. A iniciativa faz parte das comemorações de 30 anos do espaço no museu, que serão completados em 2023.
A nova obra, no Jardim de Esculturas, trata da derrubada das matas: tem o formato de uma grande corrente, dispositivo utilizado como técnica de desflorestamento ostensivo. Cobra Grande é uma réplica em tamanho real dessa corrente, que se liga a dois tratores em suas extremidades, destruindo a vegetação de maneira rápida e brusca.
A obra Cobra Grande reproduz esse instrumento peculiar brasileiro, uma tecnologia que rivaliza com o primitivo fogo. A corrente forma um arco que simula a constrição do empuxo dos tratores e mimetiza a figura geográfica conhecida como “arco do desmatamento”. Este último se refere à forma que demarca o território no qual há uma ação contínua de redução da floresta amazônica e que cruza mais de cinco estados brasileiros.