Nascida na Alemanha em 1908, em um rica família. Olga Gutmann Benário teve o primeiro contato com grupos de orientação comunista começou aos 15 anos, quando ela ingressou no Grupo Schwabing.
Em 1934, Olga aceitou uma missão de grande importância da Internacional Comunista. A missão de Olga era garantir a segurança de Luís Carlos Prestes na volta ao Brasil.
No Brasil, Prestes organizou a Intentona Comunista em novembro de 1935. A ação fracassou, e Prestes foi preso junto de Olga em março de 1936.
Assim que foi presa, Olga anunciou sua gravidez e que o pai de sua filha era Prestes. Durante sua prisão, a militante foi interrogada diversas vezes para ceder informações sobre os grupos comunistas existentes no Brasil. Como não colaborou, Getúlio Vargas decidiu pela sua extradição para a Alemanha. Olga chegou à Alemanha em 18 de outubro de 1936. Recebida pela Gestapo foi transferida para a prisão feminina de Barnimstrasse, em Berlim. Onde deu a luz a sua filha Anita Leocádia em 27 de novembro.
Olga foi transferida para diversos campos de concentração e extermínio, como Lichtenburg, Ravensbrück e Bernburg. Seu destino foi selado em Bernburg, onde ela foi morta na câmara de gás em 23 de abril de 1942.